Campo Bom inova no contraturno escolar da rede municipal

A rede municipal de ensino de Campo Bom segue inovando, oferecendo sempre mais para os seus alunos. Em 2023, os contraturnos escolares estão recebendo atenção especial, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes. Na Educação Infantil, as crianças permanecem durante todo o dia nas escolas, enquanto no Ensino Fundamental são sete escolas de tempo integral e 13 de tempo parcial. No sistema de tempo integral, o aluno tem sua permanência na escola ampliada, com planejamento pedagógico mais conectado. Aos alunos das escolas de tempo parcial são oferecidas atividades de contraturno, com práticas diversificadas educativas, esportivas, culturais e sociais. Essas ações complementam e ampliam as estruturas curriculares.

“Desde o início da minha gestão, tratamos a educação como prioridade e, para que isso não ficasse somente no discurso, ampliamos o número de escolas com turno integral e também abrimos o leque de oportunidades no contraturno. Essa atividade extraclasse traz um ganho importante no desenvolvimento das nossas crianças”, observa o prefeito Luciano Orsi.

Muitas vezes, é no período oposto ao das aulas regulares, que os alunos descobrem vocações, além de ampliar seus conhecimentos. As atividades extracurriculares incentivam a autonomia, ajudam a desenvolver novas habilidades e também possibilitam uma maior socialização. As escolas atualmente ofertam diferentes projetos com oficinas como De Olho no Futuro, explorando a educação empreendedora; Saúde do Escolar, com o grupo de adolescentes; Programa Acolher e treinos esportivos; dança gaúcha e dança moderna; bandas escolares; jogos de tabuleiro e educação ambiental, com os monitores ecológicos.

Este ano foram agregadas outras oficinas pedagógicas em parceria com o Senai, Senac, Eintracht e Projeto RAPensando a Educação, cada uma delas com objetivos específicos e público-alvo diferente. “Acredito que estamos no caminho certo, quando ofertamos o melhor para os estudantes. Estamos investindo em pessoas que logo ali na frente estarão no mercado de trabalho e na sociedade e serão elas que farão a diferença e transformarão a cidade, o estado, o mundo, para melhor”, diz a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.

TRILHAS DE APRENDIZAGEM – SENAI

1ª fase: preparação para o mundo do trabalho; introdução à inovação e à criatividade;

2ª fase: eletrônica analógica e digital; tecnologias do calçado.

O público alvo são os alunos de 9º ano das Emefs Borges de Medeiros e 25 de Julho, onde acontecem as aulas, ofertando 30 vagas em um total de 192 horas.

ROBÓTICA – SENAC

Os estudantes têm oportunidade de expandir seus conhecimentos naquilo que remete ao contemporâneo, abordando aspectos como tecnologia, inovação, robótica, trabalho em equipe e colaborativo. Essa ação é ofertada aos alunos dos 3º, 4º e 5º anos das Emefs Duque de Caxias, Genuíno Sampaio e Marquês do Herval. Com total de 120 vagas, o módulo dispõe de 40 horas de aula.

INGLÊS – SENAC

Os alunos aprendem conceitos básicos importantes para situações do cotidiano, como contar seus gostos e preferências, discorrer sobre problemas, tratar de trabalho, músicas ou sentimentos. O contraturno acontece em duas formas: English Skills, com estudantes dos 8º e 9º anos das Emefs Lúcia Mossmann e Santos Dumont, 30 vagas e carga de 120 horas; e Inglês Básico, com alunos dos 6º e 7º anos da Emef Rui Barbosa, com 30 vagas e 72 horas de curso.

DE MALA, CUIA E FRÜHSTÜCK – EINTRACHT)

Nos moldes das línguas estrangeiras, essa é para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a história do município e a participação dos imigrantes alemães para a cultura local. Desenvolvido pelo Centro Cultural Eintracht, a atividade aborda expressões e a linguagem escrita e falada com alunos do 3º ao 5º ano da Emef Marquês do Herval, atendendo 50 estudantes divididos em dois turnos e contando com duas horas semanais de aula até dezembro.

RAPensando a Educação – CULTURA HIP-HOP

O Hip-Hop é a ferramenta utilizada para ajudar no desenvolvimento da autonomia, criatividade e expressão dos alunos. As aulas colocam seus participantes como protagonistas da ação, e atende alunos do 6º ao 8º ano das Emefs Borges de Medeiros, Morada do Sol, Centro de Educação Integrada (CEI) e Centro de Artes e Esportes Unificados Sady Arnildo Schmidt (CEU), com uma turma por espaço, 25 alunos cada, e 1h30 por semana, com atividades até dezembro.

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