Vacina da gripe disponível para todos os públicos

Desde a última semana, a vacina contra a gripe está disponível para todos os públicos a partir dos 6 meses de idade. É necessário procurar a unidade de saúde mais próxima munido do documento de identificação e cartão de vacinação para receber a dose única, que é reforçada a cada ano. 

A imunização contra a Influenza, ou vírus da gripe, faz parte da campanha nacional de vacinação desde 1999. Dez anos depois, a pandemia de H1N1 fez com que essa vacina fosse ainda mais importante para manter a população protegida do vírus Influenza. A vacina é do tipo trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma do influenza B. 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, o risco de transmissão é elevado  já que ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse ou espirros. Por causa dessa mobilidade o vírus tem tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da proteção através da vacina. O vírus da gripe afeta a imunidade da pessoa infectada podendo levar à morte. Além disso, com a maioria da população imunizada os riscos de sobrecarregar o sistema de atendimentos diminui consideravelmente, principalmente no período de inverno. 

Veja os horários de vacinação nas unidades de Saúde de Sapiranga: 

-UBS Vila Irma a imunização acontece das 7h às 13h.
-ESFs Morada São Luiz, Vila São Paulo e Bairro Oeste acontece das 7h às 18h
-UBSs Amaral Ribeiro, Centenário, São Luiz, Centro e ESF João Goulart, das 7h às 19h.
-ESF Ferrabraz das 8h às 18h.


Texto: Cláudia Silva
Foto: Arquivo

fonte: PMS

Deixe uma resposta