Alerta de Temporais Isolados no Sul do Brasil: Risco de Tempo Severo

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma longa sequência de dias com risco de temporais isolados no Sul do Brasil. Os temporais podem afetar os três estados da região, com destaque para o aumento do risco de tempo severo. Inicialmente, o risco será maior no Rio Grande do Sul, mas deve se estender a Santa Catarina e ao Paraná na próxima semana devido a uma frente fria.

Os temporais são esperados, sobretudo nas horas da tarde para a noite, quando o aquecimento diurno favorece a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical. Essas tempestades isoladas podem causar chuvas intensas, rajadas de vento fortes e queda de granizo. Como são eventos muito localizados, a previsão das cidades afetadas só pode ser feita em curto prazo.

A instabilidade ocorre em uma atmosfera quente, tornando os temporais potencialmente fortes a severos, com risco de danos, incluindo queda de granizo e vendavais localizados. A MetSul observa que a atmosfera estará instável ao longo dos próximos dias, favorecendo temporais isolados e chuvas intensas.

A sequência de temporais deve durar vários dias, com a alta frequência de raios refletindo o cenário propício para o mau tempo. A MetSul disponibiliza mapas e informações detalhadas para acompanhamento dos eventos climáticos em sua plataforma. A população da Região Sul deve estar atenta e se preparar para as condições meteorológicas adversas nos próximos dias.

Deixe uma resposta