Procura de atendimento no Procon de Campo Bom cresceu cerca de 60% durante a pandemia

O Procon de Campo Bom registrou crescimento de 63% no número médio de atendimentos mensais durante a pandemia comparativamente aos três primeiros meses do ano. Mesmo tendo suspendido atendimentos presenciais de abril até agosto, mantendo praticamente todo o serviço funcionando de forma remota, a procura pelos consumidores foi expressiva. Enquanto que de janeiro a março a média mensal de atendimento ficou em 464, de abril até outubro pulou para 757. “Às vezes é só uma dúvida que o cliente precisa resolver, então realmente não tem necessidade de ir até o Procon. Buscamos sempre atender a comunidade da melhor forma possível, para isso vamos nos adaptando quando necessário e aprimorando nossos serviços”, afirma o prefeito Luciano Orsi.
O coordenador do Procon de Campo Bom, João Orsi, explica que o número crescente se deve às modificações que foram realizadas no formato dos atendimentos a fim de torná-los mais práticos e efetivos. “Antes do coronavírus, nosso atendimento era basicamente todo presencial. Depois que começou a pandemia, suspendemos o presencial, mas não paramos em nenhum momento. Criamos um WhatsApp e intensificamos os atendimentos por e-mail e telefone”, conta. 
Alta taxa de resolutividadeAlém da praticidade no atendimento remoto e da comodidade pelo fato de o reclamante não precisar sair de casa para encaminhar uma solicitação, o coordenador do Procon destaca ainda a alta taxa de resolutividade do serviço, que muitas vezes soluciona a demanda no primeiro atendimento remoto. “Temos cerca de 85% de resolutividade das nossas demandas. O que não resolvemos aqui é porque o reclamante é de outra cidade, a demanda precisa ser encaminhada ao poder judiciário ou a solicitação não compete a nós, e sim ao Estado ou à União”, explica. “Vamos buscar manter esses atendimentos remotos mesmo após a pandemia, porque é um formato que facilita a vida do consumidor, além de evitar aglomerações”, finaliza.
Os motivos da procuraEntre as principais causas da procura de consumidores pelo Procon, destacam-se as questões que envolvem telefonia – como cobranças abusivas – e demandas financeiras relacionadas à aposentadoria, empréstimos e dívidas com instituições financeiras. No caso da aposentada Mareci Antônia do Rosário, de 53 anos, ela procurou o Procon de Campo Bom após identificar uma movimentação indevida em sua conta. “Fui orientada a vir no Procon e fui muito bem atendida, estão tentando resolver meu problema”, diz ela. 
Como acionar o ProconO Procon pode ser acionado pelo consumidor quando ele detecta irregularidades nas relações de consumo, como cobranças indevidas, propagandas enganosas, descumprimento das ofertas, dificuldades para trocar produtos, problemas em compras online e cláusulas abusivas em contratos, por exemplo. Em Campo Bom, o primeiro atendimento é remoto, por WhatsApp 3597-4203, pelos telefones  3597-4203 e 3597-9442 ou e-mail procon@campobom.rs.gov.br, com horário de atendimento das 12h30 às 18h. Caso a situação não possa ser resolvida de forma remota, o Procon faz um agendamento para o consumidor ir até o local, o que ocorre geralmente em situações em que é necessária a confirmação de dados bancários do reclamante.
Foto: Laura Schommer/PMCB–
Divisão de Comunicação da Prefeitura de Campo Bom

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