Parobé libera o uso de máscaras em ambientes internos e externos

O prefeito de Parobé Diego Picucha determinou, nesta quinta-feira, 17, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes internos e externos. Segundo Picucha, a decisão foi tomada levando em conta a situação epidemiológica da cidade e considerando a diminuição sistemática de atendimentos de covid-19 nas unidades de saúde do município, bem como dos casos positivos e de internações covid na UTI do município. A exceção do uso obrigatório de máscaras fica para ambientes de saúde, como farmácias, UBSs, hospitais, clínicas de saúde (públicas e privadas), entre outros, onde o uso permanece obrigatório.

 

Ao mesmo tempo que libera uso da máscara, o Decreto 21/2022 ainda reforça a permanência da obrigatoriedade da apresentação do comprovantes vacinal, seja por meio da Carteira de Vacinação ou por meio do Aplicativo Conecte SUS, para o ingresso em locais fechados de grande aglomeração de pessoas como bares, pubs, casas de festas, casas de shows, casas noturnas e similares.

 

O prefeito destaca que a cidade chegou a possuir uma das maiores capacidades de internação Covid no Estado, chegando a disponibilizar 43 leitos de UTI Covid. “Junto de nossos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde analisamos cuidadosamente a situação epidemiológica de nosso município, levamos em conta o alto índice percentual da população imunizada contra o coronavírus, tendo 89% da comunidade com a primeira dose e 82% com o ciclo vacinal completo. Estamos flexibilizando o uso das máscaras e dando as pessoas a liberdade de usarem ou não a proteção conforme sua própria avaliação, mas reforçamos que estamos em monitoramento constante dos índices e essa é uma decisão que pode ser alterada no futuro, caso o cenário epidemiológico mude”, destaca Picucha.

 

A secretária de Saúde Ana Elisa de Lima ressalta que Parobé toma essa decisão com base em análises técnicas. “Após o pico no início do ano, observamos uma queda acentuada a cada semana do número de casos positivos e uma estabilização da pandemia no município. Cabe destacar que não temos nenhuma internação na UTI covid de pacientes de Parobé desde 20 fevereiro, tendo no momento apenas um internado vindo de outro município”, enfatiza.

Deixe uma resposta