Parobé fará uso de técnica inovadora para reduzir casos de dengue

Parobé começará na próxima semana a utilizar uma técnica inovadora que reduzir casos de dengue. Trata-se de uma técnica experimental no Rio Grande do Sul, que foi utilizada em um projeto-piloto do governo do Estado em três municípios do norte gaúcho, atingindo índices de combate a casos de dengue de até 94,2% em cidades como Rondinha.

 

A técnica, conhecida como Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), já é uma prática utilizada em estados do norte do Brasil para combater a malária e que agora será aplicada de forma experimental em cidades como Parobé.

 

Diferente da tradicional fumaça que dispersa inseticida no ambiente sem direcionamento, o BRI tem alvo definido. Funcionários passam o produto em paredes, rodapés, pilastras e locais estratégicos internos e externos das residências a 1,5 metro do chão, onde é mais comum que os mosquitos Aedes aegypti repousem.

 

Uma vez aplicado, o inseticida cria uma película que age durante quatro meses. Todo o processo de borrifação demora, em média, quatro minutos para ser concluído.

 

Na fase inicial, o BRI será aplicado em Parobé em residências do bairro Fazenda Pires, a partir de segunda-feira, 29.

 

Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, o BRI, somado à conscientização da população para cuidar dos pontos com água parada, pode ser um fator determinante para promover uma grande redução nos focos do mosquito e na redução do número de doenças causadas pelo mesmo.

Deixe uma resposta