Instalada Frente Parlamentar em apoio à criação de Hospital Regional Federal para atender a região dos Vales dos Sinos, Paranhana e Serra

Na tarde desta quarta-feira, 13 de outubro de 2021, a Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em apoio à criação do Hospital Regional Federal Vale dos Sinos, Paranhana e Serra. A solenidade foi realizada no Teatro Dante Barone.
 
O presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga e presidente da Comissão em referência ao Hospital Regional Federal, Leandro Batista da Costa (PP) participou do ato, acompanhado dos vereadores do legislativo sapiranguense, Valmir Monteiro (PTB), Guto Despachante (MDB), Olivia Steigleder (PP), Tiago Moraes (PP), Valdir Cardoso (PP), Marcos Harff (PDT) e Marconi Ebert (PP).
 
Costa lamentou que pacientes precisassem aguardar dois ou três anos por uma consulta ou cirurgia e que a construção de um novo hospital para atender as três regiões vai acabar com os deslocamentos de pacientes para Porto Alegre ou Canoas, onde ocorrem os atendimentos de média e alta complexidade. O vereador disse que a ideia é criar um hospital nos moldes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e que também sirva de hospital escola, podendo receber recursos dos ministérios da Educação e da Saúde. 
 
 
Proponente da Frente Parlamentar, o deputado Elizandro Sabino (PTB), explicou que o objetivo é reunir esforços de diferentes esferas em busca de recursos para a construção e custeio do hospital, que deve atender mais de um milhão de pessoas nas três regiões. Destacou que a proposta dos municípios é que a instituição atenda os casos de média e alta complexidade e que seja um hospital escola mantido pelo governo federal. Outro objetivo da Frente Parlamentar, segundo Sabino, é discutir e realizar estudos para fazer um diagnóstico dos problemas da área da saúde enfrentados nessas  regiões. 
 
O presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB), lembrou que o tema da criação de novos hospitais no RS ganhou mais importância em função da pandemia do coronavírus. Citou que a pós-pandemia e os impactos que a doença vem causando são temas de seminários e pesquisas que a ALRS está promovendo, especialmente em relação à saúde, que registra demanda de atendimentos represado. Ele defendeu o reforço da rede hospitalar no RS e no país para atender essa demanda, apoiando a ideia da construção do hospital regional federal. Salientou, porém, que, neste momento, seria necessário que o Estado criasse um programa de mutirão de cirurgias e tratamentos terapêuticos, usando inclusive recursos das privatizações para custear essa ação. Por fim, parabenizou as Câmaras de Vereadores, prefeituras e Sabino por trazer esse tema ao Parlamento gaúcho.
 
Também se manifestaram a prefeita de Sapiranga, Carina Patrícia Nath Corrêa, o prefeito de Campo Bom e presidente da Associação de Municípios do Vale dos Sinos, Luciano Orsi, e o vice-prefeito de Parobé, Alex Luís de Souza. Eles relataram as dificuldades dos municípios em relação a recursos para investir em saúde e que o desafio da mobilização é sensibilizar os governos estaduais e federais e também os deputados federais e senadores para concretizar o projeto.
 
Presenças
Ainda participaram o deputado Issur Koch (PP), que será o vice-presidente da Frente Parlamentar, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos das regiões além do conselheiro tutelar de Sapiranga Vanderlei Araujo.
 

Deixe uma resposta