Celulares auxiliarão trabalho dos agentes comunitários de saúde

Desde junho de 2018, o prontuário eletrônico SIMUS – Sistema Integrado Municipal de Saúde é realidade na rede pública municipal de saúde de Sapiranga e agora a digitalização dos processos chegou também aos agentes comunitários de saúde (ACS). A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de aparelhos celulares para os profissionais (ACS) que serão utilizados como plataforma digital para alimentação de dados no SIMUS, via sistema de rede de internet sem fio (wireless). Os aparelhos não dispõem de rede telefônica nem de internet, pois serão utilizados tão somente para alimentação de dados no SIMUS. “Os agentes comunitários de saúde fazem um excelente trabalho e com uma importância enorme para a nossa rede de saúde, por isso realizamos esse investimento para oferecer melhores condições no dia a dia das visitas nas residências”, destaca a prefeita Corinha Molling.

Os agentes comunitários de saúde ainda realizavam suas visitas domiciliares e alimentavam o sistema quando retornavam na unidade, o que não será mais necessário, uma vez que o uso dos aparelhos permitirá que as informações sejam alimentadas no sistema em tempo real durante a visita aos domicílios. “Fizemos essa aquisição pensando em qualificar o atendimento aos usuários visitados trabalhando melhor a prevenção e orientações em saúde”, enfatiza a secretária municipal de Saúde, Janete Hess. “Optamos por aparelhos celulares por serem de menor custo que tablets e que possuem a mesma funcionalidade e compatibilidade com o sistema SIMUS”, completa Janete.

O uso dos aparelhos iniciou com os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Morada São Luiz, a qual conta com três equipes de saúde e um total de quatorze agentes, que receberam treinamento especializado da equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Sapiranga e de um técnico do SIMUS. Conforme o diretor  de TI  da Prefeitura, Everaldo Alves Mariano, o uso na unidade servirá de teste para avaliar a funcionalidade e a implantação nas demais unidades de saúde ocorrerá de forma gradativa.

fonte: PMS

Deixe uma resposta