Projeto do Cemeam de Sapiranga ensina sobre a Agroindústria Familiar
Na semana passada 20 alunos do 5.° ano do Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna aliaram aprendizado e diversão com uma aula na propriedade rural da família Deberofski, na quarta-feira, 9 de maio. Os estudantes fazem parte do projeto Agricultura Familiar, promovido pelo Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam). Durante a visita eles conheceram o processamento da matéria-prima (cana-de-açúcar) para a produção de melado e açúcar mascavo e o destino final da produção, neste caso a comercialização.
A diretora do Cemeam, Fabiana Haubert destacou a importância do projeto. ”O projeto Agricultura Familiar é importante porque os alunos têm a oportunidade de conhecer o dia a dia das famílias rurais. Desta forma, os alunos acabam se envolvendo no processo e participando de diversas atividades que os ajudam a compreender como é a rotina nas propriedades rurais”.
DIVERSÃO E APRENDIZADO
Um sistema de bombeamento distribuía o líquido até os tachos, que após atingir a temperatura de 123 graus, se transformava no açúcar mascavo. O processo de colheita e moagem da cana teve a participação dos estudantes, sob a orientação de Darci Deberofski, que ainda aproveitaram para dar uma volta no carroção do trator e se divertir.
Para a aluna Ketlin Oliveira Stressel, 10 anos a experiência foi uma lição de vida. ”O passeio foi muito legal. Antes quando ia ao mercado não imaginava o quanto os agricultores precisam trabalhar para produzir os alimentos.”
PROJETO
O projeto Agricultura Familiar, de cinco semanas de duração para estudantes de 4.º e 5.º anos da Rede Municipal de Ensino ocorre nas quartas-feiras, no Cemeam. A atividade constitui-se em duas etapas: uma a contextualização do projeto no Centro Ambiental e a outra de visitas de alunos em propriedades rurais para conhecer o passo a passo da Agroindústria Familiar. A próxima visita está marcada para acontecer amanhã (16), na Feira do Agricultor de Sapiranga.