Primeira Semana Municipal de Saúde Bucal realizou diversas atividades

A Primeira Semana Municipal de Saúde Bucal de Campo Bom, que foi realizada entre os dias 22 e 26 de outubro, pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma série de ações de conscientização da população sobre a importância de cuidar da saúde bucal. A ação teve a intenção de promover a saúde bucal, motivando a procura pelo setor de odontologia para tratamento e manutenção da higiene oral, explicando a importância de consultar regularmente o dentista e incorporando atitudes e hábitos preventivos para uma melhor saúde.

Como a ação que ocorreu na manhã da sexta-feira, 26, quando os alunos da EMEI Chapeuzinho Vermelho conhecerem o consultório odontológico da ESF 25 de Julho. Os pequenos tiveram a oportunidade de ver como funciona a cadeira odontológica e o “motorzinho”, puderam ver quais instrumentos o dentista usa, entre outras ações. O objetivo desta visita foi fazer com que as crianças se familiarizassem com o ambiente do consultório odontológico, desmistificando o medo em relação aos equipamentos, ao dentista e ao tratamento odontológico.

Em outra atividade, a equipe de odontólogos e auxiliares foi capacitada pelo médico infectologista dr. Rafael Missio, que abordou aspectos importantes relacionados ao tratamento odontológico dos pacientes infectados pelo HIV e Hepatites C e esclareceu as dúvidas dos profissionais. No bairro Santa Lucia, a comunidade recebeu palestras sobre saúde bucal nas reuniões de comunidade, realizadas pela equipe da própria unidade de saúde. Já na EMEF Dom Pedro II, as palestras foram direcionadas para os alunos do Pré-1, Pré-2, primeiro e segundo ano, que também receberam orientações de escovação.

As comemorações da Semana de Saúde Bucal iniciaram no dia 16 de outubro, com a inauguração do consultório odontológico na ESF Imigrante Norte, cujo atendimento iniciará a partir do dia 1º de novembro. Segundo a coordenadora de saúde bucal, Roberta Taufer, “esta é uma importante conquista da comunidade, que há tempos solicitava pelo atendimento odontológico no bairro.”

Crédito das fotos: Fernanda Hescher

Deixe uma resposta