Inaugurado primeiro posto de coleta de sangue de Parobé e do Vale do Paranhana

A população de Parobé e de todo o Vale do Paranhana conta agora com o primeiro posto de coleta de sangue da cidade e da região. O serviço instalado em Parobé, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hemocentro do Estado, foi inaugurado nesta sexta-feira, 23, pelo prefeito Diego Picucha.

 

O custo das obras de adequação do espaço localizado na UBS Integração foi de R$ 50 mil entre as obras e a aquisição de equipamentos, como as cadeiras especiais para a coleta. Inicialmente, o local conta com três cadeiras especiais e todo equipamento necessário para coleta, freezers de armazenamento e transporte do material. A previsão é atender mais de 100 doadores por mês.

 

O serviço dispõe de recepção, sala de coleta, repouso, lanche, pré-triagem e triagem. A princípio, a coleta será efetuada a cada 15 dias.

 

O prefeito Diego Picucha destacou que esse é um dia especial para a cidade e para todo o Paranhana, já que esse o primeiro posto de coleta fixo da história da cidade e do Paranhana. Fez ainda um agradecimento especial ao diretor de Cultura Lucas Fernandes, que tem trabalhado desde o início da gestão em ações de captação e transporte de doadores de sangue e foi o idealizador junto ao Hemocentro do trabalho que possibilitou a instalação do posto de coleta na cidade. “Esse posto vai incentivar as pessoas a doarem sangue, ajudando a salvar muitas vidas. Contemplamos assim uma demanda antiga dos moradores da região, que antes precisavam se deslocar até Porto Alegre para realizar esse gesto tão nobre”, afirmou o prefeito.

 

“Certamente essa é mais uma grande conquista para a saúde do município e da região e um grande passo para que possamos aumentar o estoque de bolsas de sangue de todo o Estado, que tanto ajudam as pessoas”, ressaltou a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima.

 

“Com essa proximidade para coleta, esperamos que ainda mais pessoas possam se conscientizar da importância da doação de sangue e se juntem a nós nessa causa tão nobre”, destacou Fernandes.

 

A primeira coleta acontece neste sábado, 24, das 8h às 12h30. A segunda ocorre no dia 6 de julho.

 

Saiba mais

Situado na Rua Artur Henemann, 112, no bairro Alexandria, cerca de 10 profissionais de saúde (entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos) que atuam no serviço.

 

O material coletado é encaminhado para o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Irá render hemocomponentes como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, enviados a hospitais públicos do RS, incluindo os do Vale do Paranhana.

 

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do pai ou responsável), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e ir alimentado. Podem doar sangue pessoas de qualquer cidade.

 

No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação).

 

O agendamento para a coleta deve ser feito pelo telefone (51) 3543 8647, ramal 763, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Deixe uma resposta