Começou nesta segunda-feira, 18, mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe
Iniciou nesta segunda-feira, 18 de maio, a segunda etapa da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, voltada para adultos com idade entre 55 e 59 anos e aos professores das escolas públicas e privadas. Essa etapa segue até o dia 5 de junho. O atendimento para vacinação nas Unidades Básicas de Saúde acontece das 7h30 às 18 horas, exceto USE, CAPS e UPA 24 Horas.
A Campanha de Vacinação, adiantada em três semanas, iniciou dia 23 de março, priorizando os idosos e trabalhadores da saúde. A decisão, conforme o Ministério da Saúde, levou em consideração o combate ao Coronavírus, embora a vacina não proteja contra a Covid-19, mas protege de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença.
É baixa a adesão do público-alvo da primeira etapa
A Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para o baixo índice de pessoas do grupo da primeira etapa desta terceira fase, iniciada em 11 de maio, que se vacinaram. Conforme a secretaria, a meta da Campanha é vacinar, pelo menos, 90%, de cada um dos grupos. É baixíssima a adesão de crianças (6 meses a menores de 6 anos de idade), gestantes e puérperas (até 45 dias), grupos que alcançaram, respectivamente, apenas 17,09%, 18,12% e 10,56% de pessoas vacinadas. Assim, sapiranguenses que sejam deste grupo devem procurar as unidades de saúde do Município para receberem a dose da vacina.
A Secretaria de Saúde reforça que o Ministério da Saúde somente recomenda vacinação para gestantes pois há estudos que garantem a segurança tanto para a mãe, quanto para o bebê. Esses estudos já demonstraram o grande efeito protetor da vacina para ambos. Para a mãe porque na gravidez, pela sua condição de gestante, ela tem uma baixa imunidade, então estaria mais propensa a contrair a gripe. Já a criança, quando nasce, só vai poder tomar a vacina a partir dos seis meses, então essa criança estará desprotegida. Quando a mãe é vacinada, ela transmite esses anticorpos ao seu filho, ainda na barriga, ou seja, a criança já vai nascer com uma imunidade chamada passiva, que passa da mãe para o filho.
Transmissão do vírus da gripe
A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, e pode ocorrer outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Na forma grave, a gripe causa falta de ar, febre por mais de três dias, dor muscular intensa e prostração. Em alguns casos, a doença também pode levar à morte.
OS NÚMEROS DE SAPIRANGA
VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS
(atualizado em 18 de maio)
Crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos de idade – 1.019 imunizadas (17,09 % da meta prevista)
Trabalhadores da área da saúde – 1.409 imunizados (atingiu mais de 100% da meta)
Gestantes – 156 imunizadas (18,12%)
Puérperas – 15 imunizadas (10,56%)
Idosos – 8.223 imunizadas (atingiu mais de 100% da meta)
Total vacinado – 13.539 pessoas imunizadas nos grupos prioritários. Total de doses 24.139. Faltam aplicar 10.600 doses.
fonte:PMS