Neste sábado, 16 de junho, a Biblioteca Municipal Edwin Kuwer de Sapiranga completa 57 anos de atividades. E mesmo com todos os avanços tecnológicos e novas plataformas de leitura que surgem, nada como o cheiro e o toque de um livro. Esse hábito de leitura tem crescido na Cidade das Rosas. São retirados uma média de 30 livros por dia, considerando que a Biblioteca atende 25 dias por mês. São estes números e estes leitores que fazem com que o coração da Biblioteca, localizada na Avenida João Corrêa, 808, junto à Câmara de Vereadores, ainda pulse forte diante de um mundo altamente tecnológico.
À disposição da comunidade estão mais de 20 mil exemplares, divididos em cinco seções: acervo geral (com livros de todas as áreas do conhecimento, inclusive literatura juvenil e adulta); acervo infantil; acervo referência; periódicos (jornais e revistas) e reserva técnica. De janeiro a maio de 2018 a Biblioteca de Sapiranga registrou 3.930 retiradas de livros, superando 2017 que de janeiro a junho teve 3.538 retiradas de livros. Ao todo são 4.409 leitores cadastrados no sistema da Biblioteca, sendo que no ano de 2017 foram emprestados 9.094 exemplares.
Para a bibliotecária Camila Tressino, mesmo com toda a facilidade e acesso que se tem hoje ao conhecimento, que está um clique com o dedo, e com o surgimento de plataformas digitais de leitura, como os kindles, frequentar uma biblioteca ainda é muito importante. “Além da pessoa experimentar diferentes sensações com o livro físico em mãos, como o toque e o cheiro, uma biblioteca é também lugar de encontros e de trocas, não só literárias, mas humanas também. Acho que as trocas virtuais são muito importantes, mas o contato físico, o olho no olho, poder ver e sentir as pessoas com quem nos encontramos é ainda muito importante para a construção da cidadania e empatia.” Além disso, conforme Camila, numa biblioteca uma pessoa pode encontrar muitos livros, seja pela capa ou pela indicação entusiasmada de outro leitor. Aqui há livros para todos os gostos.”
Porque frequentar a Biblioteca Municipal Edwin Kuwer
Além de ser um local aconchegante, tem 20 mil livros à disposição da comunidade. É conhecimento sobre todos os assuntos. E com credibilidade, diferente da internet onde existem muitos sites com informações falsas. E melhor, não é necessário pagar pelo livro, pois o conhecimento vem de forma gratuita. A biblioteca também tem computadores para quem deseja realizar um trabalho ou mesmo fazer pesquisas on-line. Para se tornar sócio da Biblioteca Edwin Kuwer é necessário comparecer no local munido de RG, comprovante de residência e pagar a taxa de R$ 2,00. Esse valor é somente no momento da filiação, não há taxa de mensalidade. A biblioteca fica aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9 horas às 18h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados das 9 horas às 11h30.
Post Views: 156
Relacionado