Zona Rural de Sapiranga receberá projeto de rede elétrica trifásica
Uma ação em conjunto entre as secretarias municipais de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade; Obras Públicas e Serviços Urbanos e de Agricultura garantirá a extensão da rede trifásica na zona rural da cidade. A Administração Municipal assinou na quinta-feira, 5 de julho, a ordem de início do projeto de rede elétrica na zona rural de Sapiranga, na Picada Schneider. Nesta obra, serão realizados serviços de extensão de rede de média tensão bifásica para trifásica, substituição de um trecho de 268 metros de rede de média tensão monofásica para trifásica, construção de 476 metros de rede de média trifásica e instalação de transformadores trifásicos. Quem assumirá a obra será a empresa RGE Sul Distribuidora de Energia, visto que o valor desta empresa ficou menor que o licitado, gerando uma economia para o Município. O investimento da obra é de R$ 234.752,01, oriundos da CIP – Contribuição de Iluminação Pública. Conforme a Administração Municipal, esse é um projeto que vai beneficiar famílias de agricultores dessa localidade. “Com esse projeto contribuiremos para a diminuição do êxodo rural, melhorando a renda familiar dos nossos agricultores. Este investimento atenderá famílias de toda a região e, inclusive, agroindústrias.”
Sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos
Sistema monofásico
No sistema monofásico, a rede é construída com dois fios: uma fase e um neutro. A tensão elétrica máxima que pode ser ofertada por esse sistema é de 127 V. Redes monofásicas são instaladas somente quando a soma das potências de todos os equipamentos de uma residência atinge um valor máximo de 8 kw (8000 watts).
Sistema bifásico
O sistema bifásico é caracterizado pela existência de três fios entre a rede elétrica e o estabelecimento que receberá energia. A capacidade de tensões elétricas é de 127 V ou 220 V. Esse tipo de ligação é utilizado apenas em zonas rurais, onde a quantidade de equipamentos elétricos não é tão grande como a das zonas urbanas. Sistemas bifásicos são utilizados para potências de 12000 W até 25000 W.
Sistema trifásico
No sistema trifásico, a rede elétrica é composta por quatro fios: três fases e um neutro. As tensões elétricas geradas são de 127 V ou 220 V e podem lidar com potências de 25000 W até 75000 W. A instalação trifásica é a mais indicada para residências que possuem equipamentos elétricos cuja soma das potências ultrapassa 8000 W, bem como para indústrias e o comércio.
Vantagens do sistema trifásico
– Evita a queda inoportuna de energia;
– Utiliza menor quantidade de cobre e alumínio para fornecer a mesma potência que um sistema monofásico;
– A potência total nunca é nula.
Fonte: Prefeitura de Sapiranga