Vacinação contra Sarampo e Poliomielite é prorrogada até dia 14 em Sapiranga
Sapiranga está perto de alcançar a meta de 95% de crianças imunizadas contra o Sarampo e a Poliomielite. Por conta disto, a campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 14 de setembro. Devem ser vacinadas crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Até o momento a cobertura vacinal é de 84%, o que totaliza 3.604 crianças imunizadas. Para alcançar os 11% restantes e bater a meta, faltam vacinar 686 crianças. A imunização segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Sapiranga, das 7 às 18 horas, menos na UPA e na Unidade de Saúde Especializada (USE) que não realizam este serviço por serem unidades de atendimento de emergência e especialidades. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que vacinar os filhos é obrigatório por Lei, pois previne doenças e salva vidas.
Ao contrário do que dizem as fakenews, é importante os responsáveis saberem que as vacinas contra sarampo e poliomielite não causam autismo. Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação é segura e a forma mais eficaz de proteger as crianças contra doenças graves, pois as vacinas fazem com que o sistema imunológico de uma pessoa produza anticorpos que protegem o corpo. Para imunizar as crianças, os pais devem levar a carteirinha de vacinação dos filhos para que o profissional avalie a situação vacinal da criança e indique a melhor forma de aplicação (se injetável ou oral, no caso da poliomielite).
A vacina contra o sarampo é a Tríplice Viral, que protege o corpo contra três doenças virais: o sarampo, a caxumba e rubéola, doenças altamente contagiosas que atacam principalmente crianças. A vacina contra a poliomielite tem duas formas de aplicação: VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e VOP (Vacina Oral Poliomielite). A forma como cada criança receberá, se injetável ou oral, será decidida pelo profissional de saúde mediante a carteirinha de vacinação.
Sarampo e Poliomielite: vacina é a única forma de proteção
Esta campanha intensifica a vacinação contra estas duas perigosas doenças que já estavam quase erradicadas em nosso país e hoje voltaram a ser realidade. O sarampo é uma doença grave e muito contagiosa, transmitida ao tossir, falar, respirar ou espirrar. Os sintomas podem ser parecidos com o da gripe, por isso é importante ficar atento. Não existe tratamento específico para o sarampo. A vacina é a única forma de prevenção, assim como na poliomielite que somente a vacina é capaz de proteger. A poliomielite pode causar paralisia permanente em determinados músculos.
VACINAÇÃO
Os pais devem procurar as unidades de saúde das 7 às 18 horas. Este horário é diferenciado e será somente enquanto houver vacinação. A UPA e a USE não vacinarão as crianças por atenderem emergências e especialidades. Confira as unidades de saúde:
UBS Centro
UBS Centenário
UBS Amaral Ribeiro
UBS São Luiz
UBS Vila Irma
UBS São Jacó
ESF São Paulo (realocada para a UBS São Jacó)
ESF João Goulart (realocada para a UBS Ferrabraz)
ESF Morada São Luiz
ESF Oeste
Fonte: Prefeitura de Sapiranga