Sapiranga terá cinema itinerante movido a energia solar no dia 5 de dezembro

O primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável chegará a Sapiranga na próxima quarta-feira, 5 de dezembro, na Praça Arlindo Weber. O projeto exibe filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade. A programação conta com uma sessão de curtas, às 20 horas, e a exibição de dois filmes de Natal da Turma da Mônica: As Doze Badaladas dos Sinos de Natal e Véspera de Natal, às 20h30. A programação é gratuita. Em caso de chuva os filmes serão exibidos no Parque Municipal do Imigrante.

O CineSolar utiliza energia limpa e renovável para exibição de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoVJ.

O CineSolar é realizado através da Lei Rouanet, tem patrocínio pela CPFL Energia, parceria Instituto CPFL, RGE, Associação Cultural Simbora, Semearte Productil, realização Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Sapiranga. Além de Sapiranga, esta inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante passará por outras 31 cidades.

FILMES

“As Doze Badaladas dos Sinos de Natal”, dirigido por Maurício de Sousa, 2011 – 25min, animação, Classificação: livre

Sinopse: É véspera de Natal! O Cebolinha ajuda a mãe com a decoração, cheio de alegria pela data especial, enquanto esperam pela chegada do pai com os presentes. Mas, quando alguém toca a campainha, é a Mônica — muito zangada com o sumiço do coelhinho! Cebolinha fica desapontado. Suspeitar dele, justo nesta época, quando as pessoas estão cheias de espírito natalino? A campainha toca de novo. Desta vez é o papai? Não. É o Cascão, todo encardido, após correr o bairro fugindo do Monicão. E adivinhem só, foi ele quem pegou o coelho! Uma briga está para começar quando, outra vez, toca a campainha.

 

“Véspera de Natal”, dirigido por Maurício de Sousa, 2012 –  25min, animação, Classificação: livre

Sinopse: Mônica diz a Magali que não vai brigar nesta data para não correr o risco de ficar sem ganhar presente. Sabendo disso, Cebolinha e Cascão aproveitam a chance para provocá-la e fazem de tudo para ela perder a paciência.

Deixe uma resposta