Sapiranga reforça vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, está retomando a vacinação da população contra a gripe. O atendimento na Sala de Vacina das Unidades de Saúde dos bairros ocorre de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento estabelecido em cada unidade. Conforme a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal dos grupos prioritários (a campanha de vacinação contra a gripe neste ano ocorreu concomitante a da Covid-19) não atingiu a meta preconizada pelo Município. Apenas 79% das pessoas consideradas como grupo de risco (idosos, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e crianças) foram vacinadas. Dessa forma, a vacinação contra a gripe segue disponível em todas as Unidades de Saúde da cidade, e podem se vacinar todas as pessoas acima de seis meses de idade.

 

Horário de atendimento da Sala de Vacina

UBS Centenário: das 7h às 19h
ESF São Paulo: das 7h às 18h
ESF Joao Goulart: das 7h às 18 h
UBS Amaral Ribeiro: das 7h às 19h
ESF Morada São Luiz: das 7h às18h
UBS São Luiz: das 7h às 19h
UBS V ila Irma: das 7h às 13h
ESF B. Oeste: das 7h às 18h

Posto do Centro: das 7h às 19h

 

Secretaria da Saúde do Estado alerta:

Surtos de Influenza têm sido identificados em vários estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Bahia, Amazonas, Espírito Santo e São Paulo. O Rio de Janeiro já enfrenta uma epidemia de Síndrome Gripal causada pelo vírus Influenza A H3N2. O Rio Grande do Sul confirmou 13 casos de influenza A H3N2, no mês de dezembro (fora da sazonalidade do vírus), em residentes dos seguintes municípios: Cachoeirinha, Pelotas, Porto Alegre, São Francisco de Paula, Sapiranga e Viamão. Do total de casos, há casos de síndrome gripal e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que necessitaram hospitalização.

 

A gripe

É uma doença respiratória de alta transmissibilidade causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. A vacinação contra a Influenza permite prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença.

Deixe uma resposta