Sapiranga não contabilizou nenhum caso de meningite até o momento
A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicita que a população mantenha a calma em relação a preocupação com possíveis casos de meningite. Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada na cidade relacionada a doença.“O Ministério da Saúde não lançou nenhuma campanha com foco na meningite e a melhor forma de prevenção continua sendo a vacinação”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daniele Soares Rocha. “Devido ao aumento da procura pela vacina, acabou esgotando as doses que tínhamos na nossa rede de frio, mas já foi feito um novo pedido ao Governo do Estado”, completa Daniele.
Para quem necessita atualizar a caderneta de vacina, basta procurar a partir desta segunda-feira, 8 de abril, as unidades de saúde mais próximas da sua casa, não esqueçam de levar a caderneta de vacina.
QUEM PRECISA DE VACINA
A vacina meningocócica C faz parte do calendário vacinal e está disponível em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina. As crianças devem receber doses da vacina aos 3 meses e aos 5 meses e, um reforço preferencialmente aos 12 meses. Já aos adolescentes, entre 11 a 14 anos (14 anos 11meses e 29 dias), deve-se administrar dose única ou um reforço, conforme a avaliação da situação vacinal de cada adolescente.
COMO SE DÁ A TRANSMISSÃO DA MENINGITE
Na meningite bacteriana, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Na meningite viral, a transmissão fecal-oral é a mais comum.
fonte:PMS