Sapiranga é destaque nacional no STU Qualifying Series
Apesar do tempo fechado em Sapiranga, a chuva que ocorreu no final da tarde de domingo, 23, não atrapalhou o último dia de competição do Oi STU Qualifying Series, campeonato nacional de skate, que iniciou no dia 20 de setembro (no Parque Municipal do Imigrante) e encerrou ontem com a premiação dos atletas melhor classificados.
A prefeita Corinha Molling, acompanhada da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Claúdia Kichler participou da cerimônia de entrega dos troféus e das medalhas aos vencedores. ”É uma satisfação ver o sucesso do Skatepark. Em quatro dias de competição o Parque do Imigrante recebeu atletas e amantes do skate de vários estados do Brasil. Com as pistas street e park do Parcão, Sapiranga é referência nacional para competições de skate”.
A Cidade das Rosas foi sede da 4.ª parada do circuito nacional, com disputas nas modalidades street e park, com direito a cobertura do GloboEsporte.com, que transmitiu as finais das competições no último domingo, 23, ao meio dia. A competição apesar de acirrada teve o domínio dos atletas da seleção brasileira que executaram manobras complexas nas modalidades street e park e levaram o público ao delírio no Parcão. O hexacampeão mundial, Kelvin Hoefler faturou o título no street masculino (somando 391,91 pontos). A classificação seguiu com Luiz Neto (361,80) e Paulo Galera (344,20). Já à modalidade feminina, o primeiro lugar foi de Pâmela Rosa (354,40). Os atletas campeões Hoefler e Pâmela são destaques da seleção brasileira de skate.
Na modalidade park, Yndiara Asp (que também defende a seleção) e Micael dos Passos consagraram-se campeões em seus respectivos naipes. O campeonato nacional Oi STU Qualifying Series, contou ainda com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Skate(CBSk), Bob Burnquist (campeão do circuito mundial de skate vertical da World Cup), que engrandeceu ainda mais a competição e agitou o público com sua presença.”Agradeço a prefeitura de Sapiranga por este belo evento, pois sem ela isto tudo não aconteceria. Estou impressionado com a energia da cidade. Que outros lugares tomem de exemplo Sapiranga e realizem projetos como este”. CIRCUITO GAÚCHO DE STREET SKATE
Outro Campeonato que ocorre em Sapiranga nos próximos dias é o Circuito Gaúcho de Street Skate AM 2018, nos dias 29 e 30 de setembro. Considerado um dos principais eventos do street skate amador do país, a competição será realizada em três etapas, nas categorias: Mirim, Feminino, Iniciante, AM2 e AM1. Os três melhores colocados de cada categoria na soma da pontuação geral das três etapas estarão classificados para a final do Brasileiro de Street Skate AM 2018, realizado em dezembro no Paraná. O evento promete reunir grandes nomes do skateboard do estado.
SKATEPARK COM PADRÃO INTERNACIONAL
O Skatepark de Sapiranga traz duas pistas: uma de street e outra (grande destaque do complexo) de skate vertical na modalidade bowl com cobertura earquibancadas e traçado dentro de padrões internacionais de competição. A pista street, traz obstáculos (degraus e corrimãos e rampas) construídos em piso concretado, como uma área de 895 metros quadrados.
O skatista e empreiteiro Rodrigo Saito, responsável pela execução da pista street, considerou o projeto do Skatepark de Sapiranga como um dos melhores do Brasil. “As pistas representam o que há de melhor na atualidade para a prática do skate. Inclusive, respeitando padrões exigidos para a modalidade de esporte no mais alto nível. A Prefeitura de Sapiranga se preocupou com a infraestrutura das pistas. Por isso, foram construídas em espaço adequado e dentro dos padrões que o esporte necessita. O Skatepark de Sapiranga será referência nacional”, afirmou Saito.
A pista vertical coberta do Parcão é um dos complexos mais modernos do Estado e poderá receber competições até de nível internacional.São quatro bowls (bacias) para a prática da modalidade vertical, compreendendo 1.130 metros quadrados de área coberta, incluindo espaço para arquibancada.
fonte:PMS