Reunião marca alinhamento de ações preventivas ao ciclone
Na manhã desta quarta-feira, 12, a prefeita Carina Nath recebeu os representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda de Trânsito, bem como os secretários de Obras, Planejamento, Saúde e Meio Ambiente para uma reunião emergencial. O tema foi as ações para prevenção de transtornos causados pelas chuvas intensas e fortes ventos que estão previstos para as próximas horas. A formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha pode provocar os fenômenos.
O Corpo de Bombeiros disponibilizou a sua sede como base para as operações de emergência, que contará com a Defesa Civil e Guarda de Trânsito. As embarcações disponíveis para resgate em caso de alagamento também estiveram entre os tópicos da conversa. “É importante informar a toda a população, principalmente das áreas de risco, que fiquem atentos. Um ponto positivo é que estamos bem mais preparados do que naquele dia 15, quando o volume de chuva foi muito além do esperado”, comentou o comandante da 3ª CIA do 2º Batalhão do CBMRS, Tiarles Gularte.
Outra ação é a disponibilidade do ginásio da Emef Dr. Décio Gomes Pereira para abrigo de famílias que temem alagamento em suas casas. “É uma previsão, não queremos que se confirme, mas quem está em uma área de risco e quiser esperar a chuva passar fora da casa, a Defesa Civil vai auxiliar na remoção até o ginásio. A nossa prioridade é manter a segurança de todos”, orientou a prefeita Carina Nath.
O maquinário da Secretaria de Obras está operando desde a semana passada em pontos estratégicos para conter possíveis estragos. O objetivo é desobstruir os cursos d´água para que não haja acúmulo. A orientação para evitar áreas de encostas também continua, por causa do risco de deslizamentos.
A previsão meteorológica é da formação de um novo ciclone extratropical nesta quinta-feira. Diferente do ocorrido em 15 de junho, há também risco de rajadas de vento de 100 km/h. Lonas para atender possíveis destelhamentos foram providenciadas e os bombeiros também alertam para o risco de queda de árvores.
Em caso de emergência os contatos são o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil do Município (51) 99599- 9161.