Regras da bandeira preta devem ser observadas até dia 21 de março

Estado segue sem cogestão e suspensão geral de atividades das 20 às 5 horas será mantida até dia 31

Pelo menos até o próximo dia 21 de março, todo o Rio Grande do Sul seguirá com a cogestão suspensa e obedecendo as regras da bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado para combate da pandemia de coronavirus. Ou seja, todas as normas estabelecidas na semana passada, continuam valendo. A confirmação das medidas foi anunciada na tarde desta sexta-feira (5), em reunião virtual do governador Eduardo Leite com os presidentes da Famurs e das associações de municípios do Rio Grande do Sul. Ficou definido, também, que a suspensão geral de atividades das 20 horas às 5 horas, será mantida até 31 de março. Após o dia 21, se a situação melhorar, haverá o retorno da cogestão, com bandeira vermelha mais rígida. Multas poderão ser aplicadas de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão para estabelecimentos que descumprirem as determinações.

O prefeito Luciano Orsi, que participou da reunião como presidente da Amvars – Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, destaca que foi solicitada a retomada de atividades comerciais, com fechamento geral em fins de semana, o que não foi aceito. Também foi ventilada a possibilidade de o comércio receber pagamento de prestações, com atendimento individualizado, o que a princípio também não foi concedido. O Governo do Estado deverá emitir decreto ainda nesta sexta-feira com toda a regulamentação.

“Certo é que a situação, em todo o Estado, continua muito preocupante, os números não baixaram desde a reunião passada e precisamos cumprir as determinações para que o avanço do vírus seja contido. Vamos continuar nos cuidando e cuidando daqueles que amamos. Juntos vamos vencer a guerra contra esse inimigo invisível”, recomendou o prefeito.

Na quinta-feira da semana passada, dia 25 de fevereiro, quando o governador Eduardo Leite anunciou a suspensão da cogestão dos municípios no modelo de Distanciamento Controlado, a ocupação dos leitos de UTI no Estado era superior a 90%. Nesta sexta-feira (5), dados oficiais da Secretaria de Saúde indicam que 102,2% dos leitos de UTI no RS estão ocupados.
Foto: PMCB/Divulgação 

Deixe uma resposta