Prefeitura inicia implantação de agendamento informatizado de consultas

Após o sucesso da implantação do Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIMUS), a Prefeitura agora avalia também a informatização dos agendamentos de consultas. Um projeto-piloto já está ocorrendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amaral Ribeiro e vem surtindo resultados positivos. Em uma reunião realizada no dia 25 de janeiro entre a secretária municipal  de saúde, Janete Hess; diretora de saúde, Marta Reichert; e coordenadores de Atenção Básica e  das Unidades Básicas, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu por iniciar a implantação nos agendamentos das consultas. A primeira UBS será a Centenário, a fim de que seja avaliada a aceitação e adesão por parte dos usuários.

Para a prefeita Corinha Molling, a informatização das consultas é um grande avanço na área da saúde pública do Município. “A informatização veio para qualificar o atendimento. Hoje é possível acompanhar todo o histórico do paciente com todos os exames que já realizou, o que evita fazer exames repetidos e facilita o diagnóstico. Isso gera uma grande economia aos cofres do Município. Agora com o agendamento de consultas, tudo estará informatizado e o usuário, inclusive, receberá pelo celular aviso do dia da consulta. Estamos avançando cada vez mais”.

Conforme a diretora de saúde Marta (atualmente secretária municipal de saúde em substituição), a implantação seguirá de forma gradativa. “Iniciaremos pela UBS Centenário, para que possamos avaliar se damos continuidade desse projeto ou não nas demais unidades de saúde”, explicou. Dessa forma, o usuário que marca a consulta será avisado, por meio de mensagem, da data da consulta e horário no dia anterior. No dia da consulta, o paciente informa o recebimento da consulta e o nome do paciente irá direto para a lista do médico, que chamará conforme prioridades (crianças, gestantes e idosos).

SIMUS

O Sistema Integrado Municipal de Saúde vai além das unidades de saúde. Reúne desde os prestadores, laboratórios, gestão de transportes de pacientes até encaminhamentos para especialidades dentro e fora do Município. Quando um paciente vai consultar, todo seu histórico já está on-line, com todos os exames e receitas que já recebeu. Cada profissional tem acesso específico aos itens que lhe são necessários, isso quer dizer que informações sigilosas como prontuários clínicos são de acesso restrito apenas a profissionais habilitados. O SIMUS possui integração total com os demais sistemas do Ministério da Saúde, assim os profissionais de saúde numa única tela do sistema fazem tudo, podendo concentrar o tempo no que mais importa: o diagnóstico e atenção ao paciente. Além disso, também é possível ver o estoque disponível da Farmácia Municipal, podendo buscar a melhor opção de tratamento.

O prontuário eletrônico fornece ferramentas que possibilitam o trabalho em rede. Desde o processo de informatização até o momento, o Município já alcança a totalidade de 1.500 atendimentos diários dentro do sistema digital, mais de 122 procedimentos clínicos, mais de 9 mil pacientes transportados e mais de 78 mil receituários emitidos.

No mês de janeiro, por exemplo, os dados foram os seguintes:

TOTAL DE CONSULTAS OFERTADAS

NÚMERO DE FALTOSOS

PERCENTUAL

%

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

CLÍNICAS

3.198

378

11.81

GINECOLÓGICAS/ OBSTETRÍCIA

1.339

248

18.52

PEDIÁTRICAS

1.009

301

29.83

ODONTOLÓGICAS

986

193

19.57

PRÉ-CÂNCER

200

63

31.5

ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

MÉDICO DA FAMÍLIA

2.277

234

10.27

GINECOLÓGICAS/ OBSTETRÍCIA

132

20

15.15

ODONTOLÓGICAS

1.227

175

14.26

Deixe uma resposta