Prefeitura de Parobé pulverizará inseticida para reduzir risco de transmissão da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Parobé inicia nesta quinta-feira, 3, uma ação para pulverizar inseticida em parte do bairro Planalto, nas imediações das ruas Andrade Neves e Alfredo Nunes. O objetivo é diminuir a população adulta de mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A pulverização será necessária devido a moradores do bairro apresentarem suspeita de dengue e terem positivado no teste rápido. A SMS promoveu a coleta de sangue para um exame mais detalhado e aguarda o resultado para a confirmação dos casos.
As ações de pulverização são chamadas bloqueio de transmissão porque impedem a transmissão viral. Além disso, a Vigilância Sanitária também intensificará ações de vistoria nas residências da região.
Sintomas – Moradores da região pulverizada devem ficar atentos a sintomas compatíveis com a dengue. Entre eles, febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, vermelhidão nos olhos ou diminuição dos leucócitos (detectado em exame de sangue). Em caso de observação desse quadro clínico, a recomendação é buscar atendimento médico, referindo local com confirmação recente de caso da doença.
Prevenção – Como as temperaturas estão mais elevadas e é importante incrementar as medidas de controle do vetor, dentre elas verificação e eliminação de água parada em pátios, calhas, ralos, além de descarte de resíduos inservíveis, entre outras – antes da viagem e após o retorno à cidade.