Prefeitura de Parobé promove capacitação profissional para a comunidade

Promover políticas públicas que possibilitem a capacitação, a inserção e a reciclagem de trabalhadores no mercado de trabalho. Este é o objetivo do Centro Municipal de Capacitação Profissional de Parobé. Para isso, desde o ano passado quando foi inaugurado, vem promovendo os mais diversos cursos para a comunidade. Só em 2021 foram ofertadas 200 vagas em 5 cursos diferentes, entre costura industrial, confecção de moda pet, panificação e confeitaria, cozinha fast food e produção de pizzas.

 

Para este ano, a prefeitura já abriu novos cursos. Um deles, já em andamento, é o Curso de Instalação e Manutenção de Ar Tipo Split. Com 20 inscritos, o curso que conta com 40 horas de duração, com turmas de tarde e à noite, está capacitando profissionais para o mercado de trabalho na área de climatização com conhecimento técnico seguindo normas ambientais, de segurança e qualidade.

 

Durante o curso, que teve início no último dia 2, os alunos irão aprender a fazer a regulagem de aparelhos de refrigeração, executar a limpeza, a instalação e reconhecer qualquer possível defeito que venha a surgir no seu funcionamento.

 

Segundo o prefeito Diego Picucha, os cursos são elencados e promovidos de acordo com a necessidade do mercado de trabalho da cidade. “Estes ainda são os primeiros de muitos cursos que serão implementados no município. Hoje, quem está mais preparado e capacitado, tem mais chance de conquistar uma colocação no mercado de trabalho ou até mesmo de empreender em um negócio próprio”, destaca.

 

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social Alex Bora destaca ainda que parte das vagas desses cursos têm sido alocadas para pessoas cadastradas em serviços da Assistência Social como forma de criar oportunidades de capacitação e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.

 

O próximo curso, que tem 20 inscritos e cujas inscrições já estão encerradas, é o de Montagem e Reparação de Circuitos Elétricos Residenciais, que terá início no próximo dia 16.

 

Os cursos são promovidos pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e do Senai.

Deixe uma resposta