Prefeitura de Campo Bom cria Plano de Recuperação de dias letivos

Capacitação tecnológica de professores e planejamento pedagógico com professores começa nesta segunda-feira, dia 4

A Prefeitura de Campo Bom sai na frente e começa a recuperação do ano letivo antes mesmo que o governo do Estado defina o retorno às aulas. A partir desta segunda-feira, 4, os professores e servidores de escolas municipais de Campo Bom escalados iniciam a retomada do ano letivo pausado em função da pandemia do coronavírus. As escalas são organizadas pelos diretores das escolas. Nesta primeira semana, docentes passam por capacitação tecnológica como uso de ferramentas, como Google Drive, e fazem o planejamento de atividades seguindo orientação dos diretores de escolas. A partir de 11 de maio, os 9,5 mil alunos da rede municipal começam a realizar atividades que contam como carga horária. Até então, as atividades extracurriculares não contavam como carga curricular. A secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, reforça a importância dos pais e responsáveis no aprendizado dos filhos. “É muito importante que os pais participem do desenvolvimento de seus filhos e acompanhem o que está sendo proposto, se envolvam nas atividades”, destaca.

Como vai funcionar

– O Plano prevê que a equipe diretiva das escolas deve organizar a escala presencial dos professores não ultrapassando 50% dos efetivos em atendimento na escola para demandas semanais.

– O professor cumprirá carga horária normal, dividindo em 50% presencial, 50% home office. Em se tratando de professores considerados grupos de risco (como problemas cardíacos, asmáticos e gestantes) com apresentação de atestado médico trabalharão 100% em casa.

– Será disponibilizado material pela ferramenta Google Drive e os pais poderão ajudar os filhos a acessar as atividades em casa e através da mesma ferramenta responder o que é proposto. O professor terá acesso, fará a correção e dará retorno ao aluno.

– Se o professor perceber que o aluno não compreendeu bem a atividade ou apresenta algum tipo de dificuldade de compreensão, pode agendar um horário com o aluno para um encontro presencial na escola para esclarecer as dúvidas. Da mesma forma, o aluno pode solicitar esse encontro se estiver com dúvidas. “Isso quando realmente for necessário, pois podem ir conversando por e-mail e quando percebe-se que o melhor é conversar presencialmente, aí sim se marca um horário”, salienta.

– Para aqueles alunos que não têm computador ou internet em casa, os laboratórios de informática da escola no bairro em que o aluno reside estarão à disposição. Para o uso, será necessário agendamento com a direção da escola. “Se o aluno estuda em outro bairro, ele não precisa ir até lá. Mesmo não sendo aluno da escola de seu bairro, ele pode ir até esta unidade para usar o laboratório. Lembrando ainda que há dois telecentros do município que podem ser usados”, diz Simone.

– Em último caso, não conseguindo ter acesso a computador de nenhuma forma, os pais de alunos até o 5º ano podem retirar a tarefa na escola, o aluno realiza em casa e os pais devolvem na escola. A partir do 6º ano, a atividade pode ser retirada pelo próprio aluno. “A realização da atividade será computada como presença”, ressalta, lembrando que serão disponibilizados livros didáticos para que as famílias retirem e façam uso em casa.

– Na educação infantil, as atividades serão disponibilizadas no Facebook da escola ou pais e responsáveis poderão pegar na escola uma vez por semana. O cumprimento da atividade pode ser registrado em foto e enviado para o e-mail da escola. “Vamos dar uma ênfase especial à fase que antecede a alfabetização”, diz a secretária.

– A secretária reforça que o Plano existe para a recuperação das aulas até 30 de dezembro com a retomada gradual das atividades. Para isso, não haverá recesso de julho, apenas uma pausa de cinco dias. E quando da retomada das aulas presenciais, haverá recuperação em sábados. Todas as medidas foram discutidas com o Conselho Municipal de Educação.

Crédito das fotos: Jordana Fioravanti/ PMCB

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