Prefeitura alerta para a possibilidade de chuvas intensas
Conforme boletim emitido pela Defesa Civil do Estado, as próximas horas serão de alerta para chuvas intensas na região. As previsões meteorológicas apontam que a instabilidade ganha força durante a quarta-feira, 12, e a formação de um ciclone extratropical na costa sul do país na quinta-feira, 13, pode provocar um volume entre 40 a 60 mm de chuvas por dia. Também há condições para temporais acompanhados de eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, em pontos isolados na metade leste do estado.
Na região de Sapiranga, o alerta é para que os moradores que tiverem algum curso de água próximo de sua residência fiquem atentos e chamem a ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros se observar risco de inundação. A tendência, se confirmadas as previsões, é para o aumento do nível do Rio dos Sinos, portanto o monitoramento das regiões próximas também é realizado. O acúmulo de chuva pode também trazer o risco de deslizamentos de terras, por isso é necessário cuidado ao transitar por esses trechos e se possível, evitá-los.
Desde a semana passada, quando a eminência da formação de um novo ciclone foi alertada pelas autoridades, as equipes da Secretaria de Obras Públicas está realizando trabalhos de limpeza em arroios, desobstruções, troca e limpeza de tubulações e e canalizações em diversos locais a fim de evitar alagamentos. Nesta terça-feira, 11, o arroio Sapiranga, nas proximidades da Av. Antão de Farias e da ponte da rua Presidente Roosevelt foi um dos pontos que recebeu uma ação de limpeza (foto).
Demais ações preventivas para evitar alagamentos:
– Imediações das ruas José Seibel e Otto Gerhardt : limpeza e desobstrução de valo, troca de tubulação quebrada, desobstrução de tubos;
– Proximidades UPA e APAE: limpeza de tubulação;
– Ponte Lima Barreto : limpeza do valo;
– Rua Maria Cunha : contenção da margem do arroio;
– Trecho entre Rua Presidente Roosevelt e ERS-239: limpeza do arroio Sapiranga;
– Rua João Luderitz: bacia de contenção para armazenamento de água;
– A norte da Ponte do Porto Palmeira: limpeza do arroio Sapiranga;
– Ruas Feliz e Marechal da Costa e Silva: limpeza de valo;
– Proximidades das ruas Ursa Maior, Cohab 7 e Nova República: nova canalização.