Prefeito Luciano Orsi participa de segunda reunião do grupo estadual de trabalho para a regionalização do saneamento básico
Os debates acerca da regionalização do saneamento básico seguem acontecendo. Nesta segunda-feira (27), aconteceu a segunda reunião virtual do grupo de trabalho estadual que trata sobre o assunto, do qual o prefeito Luciano Orsi faz parte. No encontro, foram discutidas questões a respeito da compatibilidade do projeto com o Novo Marco Regulatório do Saneamento, instituído pelo governo federal através da Lei nº 14.026/2020.
Para o prefeito, os encontros são necessários e reforçam o compromisso da Administração Municipal com os melhores interesses da população. “Desde o início apontei para a fundamental importância do projeto ao futuro, não à toa fui um dos que defendeu maior prazo para o aprofundamento do debate, de forma que se possa construir um plano que realmente atenda às necessidades dos municípios”, destaca.
Os encontros são mediados pelo deputado estadual Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Fazem parte do grupo de trabalho outros deputados estaduais, prefeitos, integrantes do governo estadual e de órgãos ligados ao Estado, como a Corsan e os comitês de Bacia do Rio Grande do Sul. No encontro de hoje, Luciene Machado, chefe de Departamento na Área de Estruturação de Parceria de Investimentos do BNDES, falou sobre o Novo Marco do Saneamento.
Ao lado do prefeito, acompanharam o debate o secretário de Meio Ambiente João Flávio da Rosa, o diretor da Divisão de Gestão Ambiental, Jeferson Timm, e o assessor de Gestão Ambiental, Claudio Cunha. “O objetivo dos encontros é analisar atentamente o texto já existente e propor alterações em eventuais lacunas encontradas a fim de idealizar um projeto que respeite o meio ambiente e atenda de forma adequada os campo-bonenses”, afirma o secretário. O próximo encontro do grupo será no dia 13 de outubro.
Foto: Guilherme Schlindwein/PMCB