Prefeita Corinha verifica obras na cidade
Sapiranga segue realizando diversas obras em todas as áreas. Nesta quarta-feira, 22 de maio, a prefeita Corinha Molling, acompanhada do secretário municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, aproveitou a estiagem para verificar algumas obras de pavimentação na cidade. São construções de vias que melhorarão ainda mais a infraestrutura do Município. “Sapiranga é um canteiro de obras importantes para a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico da cidade”. Corinha também destacou a importância das obras solicitadas pela comunidade, sendo realizadas pela Administração Municipal através de repasse federal do então deputado federalRenato Molling. “A realização de várias obras no Município aconteceram graças ao apoio do ex-deputado federal Renato Molling, que representou muito bem nossa cidade em Brasília”.
O roteiro de visitas iniciou na Avenida Teutônio Vilela (localizada junto ao arroio, no bairro São Jacó), que ainda receberá a massa asfáltica, sinalização e pinturas de meios-fios, além das tampas para as caixas no sentido leste da via. A via que ligará os bairros Voo Livre e Amaral Ribeiro, por meio da Avenida Travessão Ferrabraz, ao Centro, pela Teutônio Vilela, será executada com recurso adquirido através de financiamento, por meio do Badesul. “A construção da Avenida Teutônio Vilela desafogará o trânsito intenso da Rua São Jacó, além de beneficiar a mobilidade dos moradores da área central e dos bairros da cidade”, destacou o secretário Regla que também explicou sobre a queda do muro de contenção do Arroio São Jacó. “A queda do muro não tem relação com a realização da obra, isso aconteceu em decorrência das enxurradas. O conserto será feito logo após a conclusão das obras da avenida”.
O roteiro também contemplou a Estrada Porto Palmeira na zona urbana e a Avenida Carlos Gilberto Weis, onde está localizada a IFSul e futuramente à Universidade Feevale com a instalação de uma unidade, no bairro Quatro Colônias.
PORTO PALMEIRA
A Estrada Porto Palmeira que já recebeu 3,5 quilômetros de pavimentação que mudaram o cenário da região, foi um pedido da comunidade local que a Administração Municipal atendeu com a ajuda do então deputado federal Renato Molling. Atualmente estão sendo realizadas obras de terraplenagem na parte antiga da estrada e também no trecho até a divisa de Araricá. “Finalizaremos a pavimentação da estrada nos trechos de competência do Municípo de Sapiranga. O restante da obra é de competência da cidade de Araricá”, frisou Regla.
OBRA FINALIZADA
A Porto Palmeira que teve a conclusão total dos seus dois trechos (a estrada na zona rural e a rua na zona urbana), somando 3,5 quilômetros de pavimentação. Da Rua Presidente Kennedy até o Arroio Sapiranga foi asfaltada a rua em um trecho de 1,1 quilômetro, obra iniciada no primeiro semestre de 2016, e que compreendeu calçadas, rede pluvial e iluminação. Já o asfaltamento da estrada, a partir do arroio em direção à zona rural totalizou cerca de 2,4 quilômetros com pavimentação e escoamento pluvial. A obra foi realizada com recursos federais obtidos através de emendas do deputado federal Renato Molling. O investimento na pavimentação dos dois trechos chegou a R$ 3,7 milhões. Um dos pontos importantes da pavimentação é que ela foi feita com reforço extra para suportar veículos pesados, como caminhões de carga, ônibus e até máquinas agrícolas (como tratores, por exemplo), um tráfego normal na estrada.
CARLOS GILBERTO WEIS
Uma das principais obras da cidade é a pavimentação da Avenida Carlos Gilberto Weis, que está em fase de terraplenagem e drenagem pluvial. A avenida é uma obra de pavimentação importante, já que é a via de acesso ao IFSul e futuramente à Universidade Feevale com a instalação de uma unidade.” Uma das principais marcas da nossa Administração, além da seriedade na gestão pública, é a grande quantidade de obras que estamos executando. Sapiranga é hoje um Município em crescimento e, por isso, avançamos em projetos que vão significar um futuro melhor para nossa cidade”, destacou a prefeita Corinha Molling.
OUTRAS OBRAS EM ANDAMENTO
Muitas obras estão em andamento em Sapiranga. Desde 2013, a Administração Municipal vem investindo milhões em obras na infraestrutura do Município, entre outras melhorias. Muitas delas através de emenda parlamentar do então deputado federal, Renato Molling.
– Rua Saturnino de Brito: Está em fase de acabamento das calçadas e sinalização da via;
– Rua Barão do Amazonas: Sinalização da via;
– ESF João Goulart: A ampliação da ESF João Goulart prevê cinco novas salas de atendimento, dois consultórios médicos, um ambulatório, uma sala para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de uma sala de reuniões. A obra será finalizada em junho;
– Feira do Agricultor: As obras do novo prédio da Feira do Agricultor seguem em ritmo acelerado. Localizado na Avenida João Corrêa, o pavilhão está sendo reconstruído e terá quase o dobro do tamanho do antigo, passando de 340m² para 640m². O novo Pavilhão da Feira do Agricultor terá 32 espaços para expositores, sendo oito deles para embutidos e 24 para hortifrutigranjeiros. Além disto, terá espaço para alimentação, depósitos, estacionamento para visitantes pela Avenida João Corrêa e estacionamento separado para feirantes pela Avenida Vinte de Setembro. O local será adaptado para Pessoas com Deficiência (PCDs), tendo acessibilidade nos sanitários, rampas e no piso que será tátil. Para possibilitar a ventilação natural, o espaço será coberto com arcos sobrepostos, com uso de elementos vazados e venezianas metálicas;
– EMEI Centenário: A obra da nova EMEI de Sapiranga que está sendo construída na Rua Afonso Lauer (via recentemente asfaltada para melhor acesso à futura área escolar), no bairro Centenário. A obra da 16.ª EMEI do Município trata-se de um projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido para o Programa ProInfância, com capacidade de atendimento de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses em dois turnos (matutino e vespertino). São dois blocos (com salas de aula e atividades, salas multiuso, áreas administrativas, banheiros, berçários, fraldários, lactários, solários, cozinha, lavanderia, refeitório, depósito de materiais), pátio coberto e playground;
– Quadra Poliesportiva: A Quadra Poliesportiva Ruthard Harald Augustin do Parcão está recebendo melhorias no entorno com acesso e borda de 2m de largura com piso de concreto intertravado, bancos, lixeiras e iluminação, além do paisagismo com árvores e arbustos floríferos. A quadra foi projetada para a prática de vôlei, futsal, handebol e basquete. Feita em piso concretado, a quadra tem cercamento com alambrado (tubos e telas galvanizadas de 2,5 metros de altura nas laterias e 5 metros nas linhas de fundo) e dois portões de acesso. O piso tem pintura poliesportiva com as demarcações necessárias para a prática de vôlei, futsal, handebol e basquete. Também possui mastros e rede móveis para o vôlei, traves para goleiras fixas e tabelas de vôlei;
– Corpo de Bombeiros: O Corpo de Bombeiros de Sapiranga está recebendo reforma proveniente do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (Funrebom). O prédio está recebendo troca e recuperação do piso, troca do telhado do prédio antigo, forro, pintura (nas cores azul e vermelho da corporação) de todos os prédios e construção de uma rampa para acesso de PCD.
Além destas obras, a Administração Municipal também está realizando as obras dos reservatórios das EMEIs Aruanã e São Luiz; da ETE Ferrabraz; além da fiscalização das obras de construção da Casa do Imigrante no Parque Municipal do Imigrante.
fonte:PMS