Pardais voltam a operar nas rodovias estaduais do RS a partir desta sexta, dia 9
A segurança na malha rodoviária estadual será reforçada a partir desta sexta-feira (9/10), com a reativação de controladores de velocidade em 12 estradas gaúchas. Conhecidos como pardais, os dispositivos irão monitorar 93 faixas de tráfego. Além desses aparelhos, foram implantadas 25 câmeras e 25 dispositivos leitores de placas, que irão auxiliar no rastreamento de veículos roubados.
O governo do Estado está investindo R$ 5,8 milhões na manutenção e
operação dos equipamentos, que serão realizadas pelas empresas Perkons e
Fiscaltech, vencedoras do pregão eletrônico. Os contratos têm validade
de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período, e são
fiscalizados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes.
“O
principal objetivo é educar os motoristas, fazendo com que eles reduzam
a velocidade nos locais onde os estudos apontam maior risco de
acidentes”, afirma o secretário Juvir Costella. “O nosso foco é
preservar vidas acima de tudo”, reforça.
A Perkons receberá R$
3,9 milhões pela fiscalização eletrônica nas sete estradas e pelas 16
câmeras e 16 dispositivos leitores de placas implantados. Para a
Fiscaltech, foi destinado R$ 1,9 milhão para o monitoramento de 25
faixas de tráfego. Além disso, a empresa é responsável por nove câmeras e
nove dispositivos com leitores de placas.
“Apesar de os trechos
serem divulgados e de as rodovias serem sinalizadas, não citamos os
quilômetros exatos onde estão os pardais, que são equipamentos
discretos. A finalidade é preservar a segurança dos usuários”, explica o
diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
O dirigente explica que o diferencial dos contratos são os
dispositivos leitores de placas, também chamados de OCRs (sigla em
inglês para “optical character recognition”). Eles cruzam os dados dos
veículos com as informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do
Estado.
“O sistema emite um alerta sonoro quando é identificada
alguma irregularidade. Dessa forma, os agentes do Comando Rodoviário da
Brigada Militar (CRBM) podem abordar indivíduos suspeitos”, explica
Faustino, acrescentando que esses equipamentos estão próximos de postos
policiais. “É mais uma ferramenta que o Estado disponibiliza para
combater a criminalidade”, acrescenta.
Confira a função de cada equipamento:
Pardais:
é como são popularmente chamados os equipamentos discretos de
fiscalização eletrônica instalados em pontos fixos das rodovias
estaduais. Os dispositivos têm sensores implantados no pavimento e são
programados para flagrar e autuar os motoristas que excederem o limite
de velocidade do trecho. A localização exata dos pardais não é divulgada
pelo Daer, com o intuito de incentivar o respeito aos limites de
velocidade estabelecidos nas estradas monitoradas e, assim, preservar a
segurança dos usuários ao longo de toda a via.
Câmeras: as imagens, captadas em tempo real, mostram
como estão as condições da rodovia, o tráfego e o clima no trecho
pesquisado. Confira aqui.
Dispositivos leitores de placas:
são radares inteligentes que, em tempo real, fazem a leitura das placas
e o cruzamento dos dados com os da Secretaria da Segurança Pública
(SSP). Quando é identificada alguma irregularidade, um alerta sonoro
avisa a equipe do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) para que
possa ser realizada a averiguação.
As rodovias onde serão instalados os equipamentos
Contrato com a empresa Perkons:
Pardais
ERS-030 (Osório–Tramandaí)
ERS-040 (Viamão–Pinhal)
ERS-122 (Portão–Caxias do Sul)
ERS-239 (Novo Hamburgo–Rolante)
ERS-240 (São Leopoldo–Montenegro)
ERS-389 (Osório–Torres)
RSC-453 (Venâncio Aires–Tainhas)
Câmeras de monitoramento
ERS-030 (Osório–Tramandaí)
ERS-040 (Viamão–Pinhal)
ERS-122 (R. do Cascalho–Caxias do Sul)
ERS-239 (Novo Hamburgo–Rolante)
ERS-240 (Vila Scharlau–Montenegro)
ERS-389 (Osório–Torres)
RSC-453 (Venâncio Aires–Tainhas)
OCRs
ERS-020 (Taquara–São Francisco de Paula)
ERS-030 (Osório–Tramandaí)
ERS-040 (Viamão–Porto Alegre)
ERS-122 (São Vendelino–Bom Princípio)
ERS-122 (Caxias do Sul–Farroupilha)
ERS-122 (Farroupilha – Caxias do Sul)
ERS-129 (Roca Sales–Pelotão Rodoviário)
ERS-235 (Nova Petrópolis–Gramado)
ERS-239 (Campo Bom–Sapiranga)
ERS-239 (Aricá–Sapiranga)
ERS-240 (Montenegro–Pareci Novo)
ERS-331 (Pinhalzinho–Marcelino Ramos)
ERS-344 (Giruá–Santo Ângelo)
ERS-514 (Palmeira das Missões–Ijuí)
ERS-561 (16 de Novembro–São Nicolau)
RSC-472 (Santo Cristo–Porto Vera Cruz)
Contrato com a empresa Fiscaltech:
Pardais
ERS-135 (Passo Fundo–Erechim)
ERS-324 (Passo Fundo–Nova Prata)
ERS-342 (Ijuí–Cruz Alta)
RSC-153 (Passo Fundo–Tio Hugo)
RSC-287 (Montenegro–Santa Maria)
ERS-122 (São Vendelino–Farroupilha)
RSC-453 (Farroupilha–Bento Gonçalves)
Câmeras de monitoramento
ERS-122 (São Vendelino–Farroupilha)
ERS-135 (Passo Fundo–Erechim)
ERS-324 (Passo Fundo–Nova Prata)
ERS-342 (Ijuí–Cruz Alta)
RSC-287 (Montenegro–Santa Maria)
RSC-453 (Farroupilha–Bento Gonçalves)
OCRs
ERS-265 (BRS-116–São Lourenço do Sul)
ERS-734 (Centro de Rio Grande–Cassino)
RSC-287 (Taquari–Santa Cruz do Sul)
RSC-287 (Santa Cruz do Sul–Taquari)
RSC-287 (Novo Cabrais–Paraíso do Sul)
RSC-377 (Santiago–São Francisco de Assis)
RSC-377 (Alegrete–São Francisco de Assis)
RSC-453 (Lajeado–Teutônia)
RSC-453 (Westfália–Lajeado)
Texto: Ascom Daer
Os pardais irão monitorar 93 faixas de tráfego em 12 estradas gaúchas – Foto: Divulgação / Daer