Livro que conta as memórias dos bairros de Campo Bom será lançado nesta terça

Estórias engraçadas, curiosas ou acontecimentos históricos. Contado por moradores antigos, tudo isso compõe o livro “Costurando memórias dos bairros: narrativas sobre Campo Bom”. Ao todo, mais de 200 pessoas que moram há bastante tempo na cidade foram entrevistadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A edição será lançada na terça-feira (29), às 19 horas, no Teatro Marlise Saueressig, no Complexo Cultural CEI.

Dividida por bairros, a obra conta com diversos tipos de narrativas, sendo que seu grande diferencial é que os próprios moradores dão voz aos acontecimentos, através de suas lembranças e vivências. “O resgate da história de Campo Bom em forma de livro é muito importante para que nossas raízes não sejam esquecidas. E a ideia de ouvir dos moradores os fatos curiosos do município trouxe um toque especial ao trabalho”, diz o prefeito Luciano Orsi.

Para produzir o livro, foi criada uma comissão nas escolas de Ensino Fundamental, com 34 professores e mais alguns colaboradores, com orientação do professor e historiador Daniel Gevehr.  A revisão histórica foi do historiador campo-bonense Roberto Atkinson.

Para a secretária de Educação, Simone Schneider, a conclusão desse trabalho é motivo de grande alegria. “Resgatar memórias da comunidade foi algo trabalhoso, que exigiu muita sensibilidade da comissão encarregada da confecção do livro, mas o resultado foi muito positivo”, comemora a secretária.

Foto: Jordana Fioravanti/PMCB.

Deixe uma resposta