Inovador e pioneiro: Secretaria da Saúde promove curso EAD de vacinas

Diante da dificuldade em capacitar os profissionais na sala de vacinas, diante, também, de uma demanda cada vez maior nas unidades, o Setor de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom, desenvolveu um projeto inovador e pioneiro no Estado. A proposta, com aval da secretária Suzana Ambros Pereira e aprovação do Coren (Conselho Regional de Enfermagem do RS), foi a realização de curso na modalidade a distância, de qualificação em imunizações, voltado aos profissionais da enfermagem que atuam no município e compõe o quadro de funcionário da Atenção Básica e Estratégias de Saúde da Família.
Este primeiro curso, com 100% de aproveitamento, teve a participação de dez profissionais: um enfermeiro e nove técnicos de enfermagem. O segundo curso já está programado para o primeiro trimestre de 2020.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Vera Lúcia de Lima Ribas, a capacitação de profissionais de enfermagem para o trabalho em imunizações é uma demanda frequente nas unidades, seja em razão das constantes atualizações do calendário vacinal, seja pela rotatividade de profissionais nas unidades. “Esta proposta contemplou os elementos necessários à realização de um curso na temática referida, considerando-se a necessidade de formação teórica e prática para habilitar um profissional de enfermagem a tornar-se um vacinador, não prejudicando a unidade de saúde, uma vez que, pôde ser realizado em horários flexíveis e quando não havia demanda”, explica a enfermeira.
A secretária Suzana Ambros Pereira ressalta que Campo Bom possui 14 salas de vacinas ativas e todas as salas possuem, no mínimo, um vacinador treinado para o desempenho das atividades. O curso não visa apenas capacitar os profissionais que iniciaram suas atividades no município, mas todos os profissionais da enfermagem que julguem necessário uma complementação, tendo em vista a complexidade do calendário nacional.
“O nosso objetivo é que os profissionais da enfermagem, que estão nas salas de vacina, melhorem suas competências técnicas, oferecendo um atendimento cada vez mais humanizado e atualizado para nossa comunidade”, define o prefeito Luciano Orsi.
Saiba mais
Para a fase EAD foi instalado no computador de cada unidade a Capacitação, no formato powerpoint, contendo vídeos e material didático, que poderia ser copiado, impresso ou acessado na unidade. Foi fornecido também através do aplicativo whatsapp para possibilitar o amplo acesso ao curso. Para passar para a fase prática, os profissionais prestaram prova teórica, contendo 10 questões de múltipla escolha.
Na fase prática, foram oferecidas aulas no Centro Materno Infantil, no período das 8 às 20 horas, ficando a critério do profissional escolher o melhor horário para execução.
O curso teve duração de 20 horas na modalidade a distância e mesmo tempo de atividades práticas na sala de vacinação e foram considerados aprovados os alunos que obtiveram a frequência necessária nas práticas (comprovada por lista de presença) e nota satisfatória na prova teórica (mínimo seis).

Crédito das fotos: Fernando Santos

Deixe uma resposta