Inova Sapiranga coloca município na rota das Cidades Inteligentes
O Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck recebeu um grande público na noite desta terça-feira, 25 de junho, para acompanhar o 1º Fórum Inova Sapiranga. Com o tema “Cidades Inteligentes”, o evento apresentou à comunidade o trabalho de cooperação que vem sendo realizado há seis meses em uma parceria idealizada pela Prefeitura de Sapiranga, Centro Sinodal de Ensino Duque e Campus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A prefeita Corinha Molling; o reitor do IF Sul, Flávio Luis Barbosa Nunes; o diretor do Centro Sinodal de Ensino Duque, Sérgio Michels; a presidente da Câmara de Vereadores, Olivia Steigleder; secretários municipais, vereadores, empresários, estudantes e comunidade em geral prestigiaram o evento que contou com a apresentação do projeto e de palestras de especialistas na área de cidades inteligentes. “Quando surgiu a proposta do Inova Sapiranga eu conversei com o pessoal e disse que não queria apenas que fosse realizado fórum e que as ideias ficassem no papel porque nós precisamos preparar Sapiranga para os próximos 30, 40 anos”, enfatizou a prefeita Corinha Molling. “Esse projeto veio para mudar, para evoluir, para manter nossa Sapiranga em movimento”, completou a prefeita.
O Inova Sapiranga surgiu para propor alternativas de modernização e crescimento da cidade em diferentes setores da sociedade sapiranguense. Os trabalhos da cooperação são idealizados e conduzidos pela Prefeitura de Sapiranga, pelo Centro Sinodal de Ensino Duque e também pelo Campus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A ideia principal do Inova Sapiranga, através da cooperação entre as três entidades, é pensar o uso da tecnologia a serviço da comunidade, buscando soluções inovadoras através de pesquisa aplicada e de formação continuada, fomentando o empreendedorismo e a cidadania na Cidade das Rosas. O projeto tem um grande alcance social, considerando que o Município proporcionará à comunidade oportunidade real de qualificação profissional, além de entregar aos munícipes serviços integrados, eficientes e inovadores, otimizando o investimento e o gasto público. Empresários, instituições de ensino, profissionais liberais, estudantes e toda a comunidade interessada em contribuir para o crescimento da cidade pode colaborar com o Inova Sapiranga.
Palestrantes destacam cooperação para pensar o futuro da cidade
Além da apresentação do projeto com detalhes das atividades e conceito da proposta do Inova Sapiranga, o fórum contou com palestras de Joseane Brietzke Porto e Cesar Bridi. Doutora e Mestre em Administração, Joseane é especialista na área de cidades inteligentes e detalhou em sua apresentação, os estudos que realizou em sua tese de doutorado focado no tema do fórum. Professora da Unisinos, ela valorizou a iniciativa desenvolvida por Sapiranga. “O município está muito bem alinhado com o conceito de cidades inteligentes unindo forças para alavancar a busca de inovações e soluções através de recursos tecnológicos que se encaixem na realidade do município”, citou Joseane. “Esse conjunto de ações apresentam um retorno público de ações e benefícios para a comunidade”, completou a especialista.
Para o engenheiro e gerente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) Cesar Bridi, o trabalho realizado pelo Inova Sapiranga atende uma necessidade atual da sociedade. “Inovação não é o futuro, inovação é o presente. E a inovação vai muito além da tecnologia, ela está ligada a forma de pensar e a forma de se relacionar entre as pessoas em torno de um bem comum”, explica o engenheiro que também valoriza o fato de que a iniciativa realizada em Sapiranga está alinhada a outros projetos como da capital gaúcha. “Assim como o Inova Sapiranga, Porto Alegre também iniciou esse ano um processo semelhante chamado de Pacto Alegre e isso mostra como a cidade está conectada com a necessidade atual. Assim como a capital, o interior do Estado é muito rico em ideias e profissionais que podem fazer a cidade se sobressair nesse propósito (cidade inteligente)”, finalizou Bridi.
Em sua explanação, o engenheiro apresentou iniciativas relacionadas a área de tecnologia e inovação que estão sendo realizadas na Procempa como forma de melhorar o cotidiano dos cidadãos e que podem servir de exemplo para futuras ideias de projetos do Inova Sapiranga. Para saber mais detalhes do projeto e formas de participar, os contatos podem ser feitos pelo e-mail inova.sapiranga@gmail.com, pelo telefone (51) 99261-6976 ou ainda acessando o site do projeto em https://www.inovasapiranga.net.br.
Fonte: PMS