Grave quadro de estiagem faz Rio dos Sinos chegar a níveis críticos e exige conscientização
Toda a comunidade está sentindo os efeitos do grave quadro de estiagem que vem sendo enfrentado pelo estado desde dezembro do ano passado. Conforme estudo realizado pelo Comitesinos, o volume de chuva abaixo da média, associado às altas temperaturas, fez com que a condição hidrológica atingisse níveis críticos em diversas bacias gaúchas. No setor elétrico, os valores de energia natural afluente atingem os menores níveis dos últimos 20 anos. O impacto significativo é também sentido no setor agrícola e no abastecimento público, atingindo toda a comunidade.
Em meio a este triste cenário, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica de Sapiranga vem acompanhando a situação do Rio dos Sinos. Na última quinta-feira, 30 de abril, uma equipe da secretaria esteve em dois pontos do rio, registrando o nível crítico em que se encontra. (Veja as fotos abaixo).
A secretaria salienta a importância da conscientização de cada cidadão, com o objetivo comum de economizar água. Pequenas mudanças no dia a dia fazem uma grande diferença quando se tornam hábitos. Confira abaixo algumas atitudes que você pode adotar na sua casa e que ajudarão na diminuição do consumo total de água.
Escovar os dentes:
5 minutos com a torneira aberta: 12 litros
Fechada: economia de 11,5 litros
Lavar a louça:
15 minutos com a torneira aberta: 243 litros
Fechada: 20 litros
Banho:
15 minutos: 243 litros
Em 5 minutos: economia de 162 litros
Regar plantas:
10 minutos de mangueira aberta: 186 litros
Com regador: economia de 86 litros
Lavar a calçada:
15 minutos de mangueira aberta: 279 litros
Dica: utilize a vassoura para limpar
Lavar o carro:
30 minutos de mangueira: 216 a 560 litros
Com balde: 40 litros
Fonte: Comitesinos
Você é um consumidor consciente?
Você sabe avaliar se o seu consumo diário de água é consciente? Veja abaixo atitudes conscientes para gastar cada vez menos água. O planeta agradece!
- O ideal é que seu banho não ultrapasse 8 minutos;
- Ao lavar a louça, abra a torneira apenas para tirar o detergente;
- Ao escovar os dentes, abra a torneira apenas no início e no fim da escovação;
- Utilize a máquina de lavar roupas apenas quando tiver bastante roupa acumulada ou quando houver roupa suficiente para o nível mínimo de água;
- Evite lavar o carro, se o fizer, utilize um balde e esponja, não a mangueira.
- fonte:PMS