Estudantes parobeenses estão dando show durante oficinas de robótica

Na tarde desta terça-feira, 28, o prefeito Diego Picucha e a secretária de Educação Joana D’Arc Witmann puderam acompanhar as atividades em algumas escolas da cidade.
 
Na Emef João Muck os estudantes de 2º ano se divertiam e aprendiam com um pequeno rato robótico que é programado por eles com comandos básicos para se deslocar por um pequeno mapa que simula uma cidade.
 
Já na Emef Idalino Pedro da Silva a gurizada aprendia noções básicas de elétrica com minhocas feitas de massinha e conectadas em pequenos LEDs.
 
Picucha ressalta a importância da ciência e de iniciativas como essa para incentivar o conhecimento científico nos jovens. “É nesse momento que o aluno aprende a metodologia do trabalho, aprende os questionamentos e as discussões em torno de cada ação, principalmente as ações que ocorrem no dia a dia, da natureza e o desenvolvimento da tecnologia para nossa sociedade. Estamos investindo pesado na educação e na tecnologia para oferecer um estudo de qualidade e atualizado para nossos estudantes”, destaca o prefeito.
 
Saiba mais sobre a Feicipa
Com cerca de 70 projetos inscritos, a Feicipa ocorre de forma online, nos dias 27, 28 e 29 Setembro. Esse ano, devido à pandemia, a feira ocorre de forma virtual, reunindo alunos e professores da Educação Infantil, da Educação Especial, do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e comunidade em geral. No total, a feira conta com 68 projetos inscritos, envolvendo 232 alunos do ensino fundamental e 360 alunos da educação infantil.
 
As pesquisas contam com visitas virtuais guiadas e oficinas de robótica, steam, maker, xadrez e pegada ecológica. Serão cerca de 700 alunos por cada uma das 5 sessões guiadas, somando mais de 3500 alunos assistindo a feira.
 
A Feicipa conta com as modalidades Brincar Investigativo, Letramento Científico, Alfabetização Científica e Iniciação Científica. Os trabalhos serão avaliados e premiados no dia 29.
 
Além da premiação, seis projetos serão contemplados com participação na Mostratec Júnior, da Fundação Liberato, da cidade de Novo Hamburgo, sendo três da educação infantil, e outros três projetos (de forma compartilhada) das demais categorias.
 

Deixe uma resposta