Escolas municipais de Campo Bom prontas para a volta às aulas
As equipes diretivas das 43 escolas e cinco centros educacionais da rede municipal de Campo Bom retornaram ao trabalho na última sexta-feira (4). Na segunda-feira houve a primeira reunião da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) com todos esses profissionais. Nesta quarta-feira (9), no Teatro da Feevale, aconteceu a abertura oficial do ano letivo, com a participação de mais de 800 profissionais da educação. E na segunda-feira (14), ocorre a tão esperada volta às aulas dos cerca de 10 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sob responsabilidade da Smec.
Nos dois últimos anos, em função da pandemia da Covid-19, a educação sofreu muitas mudanças e restrições. Em Campo Bom não foi diferente. Assim, a expectativa é que o ano letivo de 2022 transcorra dentro da normalidade, mesmo com todos os cuidados que a variante Ômicron recomenda.
Tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental, o retorno às aulas se dará normalmente, sem exigência de comprovante vacinal dos alunos. Um trabalho de conscientização e incentivo aos pais para que imunizem seus filhos já está acontecendo.
O prefeito Luciano Orsi ressalta que a educação sempre foi prioridade desde o início da sua gestão. “Mesmo com a pandemia, conseguimos manter a qualidade no ensino. Em 2020, nos reinventamos para que nossos alunos tivessem o melhor aproveitamento possível com o ensino remoto. No ano passado, conseguimos, no segundo semestre, voltar às aulas presenciais e buscamos os melhores meios de recuperar alguns conteúdos prejudicados pelo distanciamento. Agora, em 2022, estamos prontos para receber os estudantes nas escolas, desde o início do ano. Também buscamos acelerar a vacinação das crianças para sua maior segurança e tranquilidade dos pais”, explica o prefeito.
“Depois de dois anos atípicos, é grande a expectativa dos alunos, professores e de toda a comunidade escolar por essa retomada. Ainda não é aquela normalidade que todos desejamos, pois a pandemia não acabou, mas podermos iniciar o ano letivo com aulas presenciais é algo que nos alegra muito”, diz a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.