Erradicação do trabalho infantil foi assunto de debate em Sapiranga

Nesta manhã de terça-feira, 26 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a comissão do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, promoveu o evento Café com Empresários – Construção de Parcerias na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O objetivo do encontro com empresários teve como principal meta potencializar os serviços socioassistenciais existentes, bem como articular ações com outras políticas públicas, o que favorece a criação de uma agenda intersetorial de erradicação do trabalho infantil. O Município aderiu ao redesenho do PETI, que dispõe sobre as ações estratégicas no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que consiste na realização de ações estratégicas voltadas ao enfrentamento das novas incidências de trabalho infantil, identificadas no Censo IBGE 2010.

A reunião iniciou com a explanação do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marco Cassel, que esteve representando a prefeita Corinha Molling (que esteve em Porto Alegre, cumprindo agenda) e o secretário municipal de Assistência Social, Adriano de Oliveira (que esteve em Brasília, cumprindo agenda). “Este é um evento importante. As crianças cada vez mais precisam de nosso apoio, do olhar carinhoso e amor. Os jovens necessitam de oportunidades. Nossa ajuda e a dos empresários será benéfica e fará toda a diferença”.

O encontro seguiu com a apresentação do vídeo Lei de Aprendizagem é o caminho para erradicação do trabalho infantil. Na sequência as representantes da empresa Paquetá Calçados, Fabiana Dalanhol e Rosane Ferreira de Oliveira, discursaram sobre a implantação do projeto Jovem Aprendiz na empresa. Após a explicação, os jovens João Welter Bernardes e Laura Alexandra Araújo Bernardes deram seu depoimento de atuar na empresa através do programa.

Além desses pronunciamentos, teve a participação de Maurício Lang, do setor de Captação de Recursos, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que trouxe para o encontro um breve relato do projeto “Em Sapiranga o Esporte Educacional é Para Todos”, oferecido em seis escolas municipais e também nos ginásios Nenezão e Palácio dos Esportes, além do Parque Municipal do Imigrante. O evento Café com Empresários encerrou com a apresentação do Selo Empresa Amiga do Jovem Aprendiz.

Também participaram do encontro a presidente do Comas, Simoni Haag; a presidente do Comdica, Ariane Peraeira; conselheiros tutelares; profissionais do Creas e dos Cras São Luiz e Amaral Ribeiro; representantes de entidades sociais e empresários.

fonte:PMS

Deixe uma resposta