Emei Cebolinha desenvolve o “Brincar” como prática pedagógica
Todos os sentidos são fundamentais para que os bebês possam aprender sobre o seu ambiente. Através de situações cotidianas e normais, as crianças percebem toda a informação que os sentidos as proporcionam, abrindo para elas as portas ao mundo. Pensando nisso, a Emei Cebolinha de Campo Bom tem desenvolvido, desde o início deste ano, ações que promovem uma prática pedagógica diferenciada, priorizando o bem-estar da criança através de brincadeiras que aguçam os sentidos delas.
Para estimular os pequenos, os educadores se utilizaram de várias técnicas diferentes. Para estimular o olfato foram confeccionadas garrafas aromáticas que, além de despertaram a curiosidade pelos diferentes odores, também atraem o interesse visual dos pequenos por suas cores vibrantes. Já para desenvolver o tato, foram confeccionadas calças preenchidas com espumas e que proporcionam diferentes texturas a serem exploradas pelas crianças.
“A ideia é trabalhar a vivência das crianças na nossa escola, trabalhando os sentidos delas. Muitas pessoas pensam que o papel da escola é apenas pela parte do cuidar, mas não é só isso. Aqui as crianças aprendem muito, pois aqui elas têm muitas coisas a explorar”, afirma a diretora Taianni Itahara de Matos, ressaltando que é importante que o ambiente escolar seja propício para que as crianças absorvam melhor os conteúdos e se sintam bem.
Para a professora Paula Cristiane Morais Feiten, foi possível criar possibilidades para que cada espaço pudesse contribuir para o desenvolvimento da criança. “No dia a dia da nossa escola fazemos com que cada coisa estimule, de alguma forma, nossos alunos. E as crianças adoram isso”, afirma Paula.