Dia Nacional Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é nesta sexta

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará nesta sexta-feira, 18 de maio, diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A programação conta com oficina de Adolescentes Multiplicadores, Peça Teatral e panfletagem na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. As ações visam chamar a atenção da comunidade para um problema tão grave que é o abuso e exploração de crianças e adolescentes.

A programação inicia às 9 horas desta sexta-feira, com uma oficina de Adolescentes Multiplicadores. Dois alunos de cada 8.° ano das escolas municipais receberão uma capacitação sobre violência sexual de crianças e adolescentes. Eles receberão materiais de informação educativos e preventivos. A oficina ocorre no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e após concluírem, os alunos estarão habilitados para multiplicar os conhecimentos em sua escola. A oficina será conduzida por uma representante do Conselho Tutelar, uma psicóloga do Creas e um representante da Secretaria de Educação do Município.

Durante a tarde, às 14 horas, no Centro de Cultura Lucio Fleck, ocorre a abertura do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com a peça Isso Não é Legal, do Grupo teatral Entre Linhas. Na trama serão utilizados pequenos trechos das histórias Chapeuzinho Vermelho e Bela Adormecida para pontuar, por meio da fantasia, situações que podem ser consideradas perigosas para as crianças. Após o término da peça, às 16 horas, a equipe do Creas fará panfletagem na Praça da Bandeira.

A DATA

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado pela homenagem a Araceli Cabrera Sánchez Crespo, que com oito anos de idade, no dia 18 de maio de 1973, foi sequestrada, violentada e assassinada brutalmente em Vitória, Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Deixe uma resposta