Cursos da Prefeitura são oportunidades para comunidade ganhar renda extra
A Prefeitura de Sapiranga promove durante todo o ano no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) diversos cursos nas mais diferentes áreas, que são oportunidades para quem quer crescer profissionalmente, aprender algo novo e até incrementar a renda no final do mês. Neste ano, já foram 13 cursos realizados no Cemeam, como Costura e Transformação de Peças, Apicultura, Operação e Manutenção de Motosserra, Fruticultura, Artesanato, Panificação Caseira e Bolachas. Mais de 180 sapiranguenses tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos, de melhorar o currículo e tem até quem está ”dando um up” no salário no final do mês.
Os cursos que ocorreram neste ano no Cemeam foram promovidos pela Prefeitura de Sapiranga, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Educação, Cultura e Desporto em parceria com o com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural do Vale do Paranhana. Para a diretora do Cemeam, Fabiana Haubert, a parceria entre a Prefeitura, Senar e o Sindicato Rural de Taquara é muito gratificante. “É por esta parceria que podemos proporcionar às pessoas possibilidades de se qualificarem, de forma gratuita, e incrementarem também sua renda pessoal. Todos os cursos são profissionalizantes e tanto a comunidade rural como a urbana procuram pelos cursos ofertados no Cemeam”.
Curso de Bolachas de Natal é o último do ano no Cemeam
Sabe aquelas bolachas natalinas que são tradição em praticamente todas as famílias? O último curso deste ano no Cemeam, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, ensinou as 11 participantes do Curso gratuito de Bolachas a fazer estes deliciosos biscoitos caseiros de mel, nata, chocolate, com glacê real e decoradas. A artesã Cíntia Backes, 47 anos, fez o curso para aprender a técnica e fazer em casa, e presentear a família neste final de ano. “Tenho a intenção de vender também, aumentar a renda será ótimo. Mas no momento quero fazer para dar de presente no Natal”.
Em crescimento Pães e vidas
Um dos cursos realizados pela Prefeitura neste final de ano no Cemeam foi de Panificação Caseira. As alunas aprenderam a fazer pão sem glúten, pão de milho, pão rico em fibras, cuca de morango e goiabada, bolos recheados, pão de leite, pão doce caseiro, pão de cenoura, pão sírio, pão de queijo, rosca de polvilho, pão de sanduíche, pão de hambúrguer e pão de mel. Uma das alunas foi Lisandra Elisa da Silva Pinto, 32 anos, que já faz bolos para vender e quer aumentar seu cardápio. “Aqui aprendemos a fazer calça virada, mini pizza, pão de hambúrguer e até lasanha. Um dos pratos foi cuca de chuchu e por incrível que pareça, ficou uma delícia. Agora quero diversificar meu cardápio e divulgar bastante para aumentar minha renda no final do mês”, explicou. A dona de casa Rosângela Maria Monteiro, 50, fazia pão e massas caseiras para vender, mas por uma dificuldade acabou esquecendo as receitas. “Eu fiquei doente e o médico me proibiu de fazer e ingerir esse tipo de comida, então acabei esquecendo as receitas. Como tive muitos pedidos, estou fazendo o curso para me aperfeiçoar e retornar as vendas, que ajudarão muito a minha vida”, contou.
Ambos os cursos tiveram como professora Iara Bargmann, 66, que trabalha há 16 anos no Senar e é economista doméstica. “Nada melhor do que poder fazer o que se gosta e poder ajudar as pessoas de uma forma que melhorará a renda e a vida delas”.
Receita
Quem não gosta de um pão, não é? Mas em tempos de vida fitness, essa delícia está caindo fora da alimentação de muitas pessoas. No Curso de Panificação Caseira, as alunas aprenderam a fazer um pão sem glúten.
Ingredientes
4 claras
4 gemas
1 xícara de leite em pó
3 colheres de sopa de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
Método de preparo
Misture os ingredientes em pó, menos o fermento químico e reserve. Bata as claras em neve e coloque aos poucos as gemas (pode peneirar se quiser). Depois de misturadas, retire da batedeira e misture levemente os ingredientes em pó. Por último acrescente o fermento. A massa ficará aerada. Coloque numa forma de bolo inglês untada e polvilhada. Asse a 180°C- 200°C.
fonte:PMS