Curso gratuito ensina técnicas de poda no Cemeam de Sapiranga

Encerrou nesta sexta-feira, 17 de maio, o Curso Fruticultura – Tecnologia da Poda, promovido no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga, parceria da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desporto e Agricultura, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural do Vale do Paranhana.

O técnico agrícola e instrutor do curso Ivo Simonetti destaca a importância da aprendizagem sobre a aplicação da poda nas diferentes etapas da fruticultura. “Existem vários métodos de poda. O processo inicia com a compra da muda que será plantada no pomar, até a árvore atingir a fase adulta e receber a poda. Nesta fase mesclamos a poda de renovação com a poda de frutificação. Neste curso orientamos os alunos quanto a realização da poda em diversas árvores frutíferas para melhorar a qualidade das frutas.”

CONHECIMENTO
Participante recorrente dos cursos do Cemeam, o sapiranguense aposentado Giovane Gilnei Auguster, de 55 anos, detalha sua experiência. “Já fiz outros cursos aqui no Cemeam. Este é extremamente instrutivo e aprendemos muitas coisas relacionadas a poda e o desenvolvimento das árvores e frutas.”

Já o hamburguense Pedro Ivan Pereira de Lima, 60 anos, aplicará os conhecimentos adquiridos no curso em seu sítio. “Pelo fato de estar aposentado posso me dedicar mais à agricultura. Tenho um sítio em Santo Antônio da Patrulha e lá vou aplicar o que aprendi nesse curso. Já tenho um conhecimento sobre poda, mas quando frequentamos a sala de aula percebemos que existe mais por trás da agricultura”.

fonte:PMS

Deixe uma resposta