Corinha entrega prêmio para alunas do concurso de redação sobre educação fiscal
A prefeita Corinha Molling recebeu na tarde desta quarta-feira, 24 outubro, em seu gabinete, as estudantes Gabriela Gomes Pereira e Ana Júlia Lemos Padilha das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Pastor Rodolfo Saenger e Maria Emília de Paula. No encontro Corinha parabenizou as alunas pela conquista no concurso de redação lançado em agosto durante uma palestra de educação fiscal para alunos de 8.º e 9.º anos da Rede Municipal. Cada uma recebeu da prefeita Corinha um cheque simbólico no valor de 500 reais, além do jogo educativo Banco Imobiliário. Já as escolas das alunas vencedoras, cada uma, receberam um prêmio de sua preferência no valor de um mil reais.
Para a prefeita Corinha este assunto é extremamente importante nas escolas e em casa, para que as crianças cresçam sabendo o cuidado que devem ter com a vida financeira. “É muito importante oferecer conteúdos de educação fiscal nas escolas. Tenho certeza que tinham muitas redações boas, pois os alunos estão aprendendo sobre o valor do dinheiro”.
Também participaram da entrega dos prêmios as secretárias municipais Cláudia Kichler (Educação, Cultura e Desporto); Simone Melo (Fazenda); supervisor pedagógico Maurício Costa Cabreira; diretor de Administração Tributária, Evandro Silva e Franciele Schneider do Setor de Cadastro Fiscal da Secretaria de Fazenda, além da equipe diretiva das escolas das alunas vencedoras.
CONCURSO
O concurso teve como tema “Quanto eu pago de Impostos”, onde os alunos tinham que relacionar o texto com ao menos um assunto da realidade brasileira. A avaliação das redações, assim como a escolha das produções textuais vencedoras foi feita pela Comissão Titular de Educação Fiscal; secretária municipal de Fazenda, Simone Melo e a professora de Língua Portuguesa, Gisele Barbosa.
A palestra sobre educação fiscal ocorreu em agosto no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, com a participação de mais de 800 alunos de 8.º e 9.º anos das escolas municipais. A palestrante foi Denise Kern, mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Univates/RS, e falou sobre o quão importante é saber no que empregar o dinheiro e também o quanto de imposto é cobrado sobre os produtos e como é importante pedir a Nota Fiscal.