Conferência Municipal discutiu propostas para área da saúde
Na última sexta-feira e sábado, dias 5 e 6, aconteceu a 6° Conferência Municipal de Saúde de Campo Bom, no auditório Marlise Saueressig, do Complexo Cultural Cei. A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo da Conferência foi apresentar e discutir com a comunidade sobre as melhorias e desafios na saúde pública do município envolvendo as responsabilidades estaduais e nacionais sobre o sistema único de saúde SUS.
A Conferência também contribuiu para apresentar à população os desafios que são vencidos com a falta de recursos do Estado e no âmbito nacional. “Esses recursos são tão custosos e limitados, que obviamente precisam ser bem geridos e otimizados”, afirma Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom.
Orsi também destaca que apesar dos desafios enfrentados para melhorar a saúde na cidade, as ações não param. “Estamos realizando um mutirão para zerar filas em diversas especialidades médicas, tanto de exames como de consultas médicas, além das reformas nas UBS como a do bairro Imigrante Norte e a ESF do bairro Porto Blos”, afirma Orsi.
Para a secretária municipal de saúde Suzana Ambros, a 6° Conferência foi uma oportunidade de ouvir a comunidade presente e seus representantes para o conhecimento das medidas públicas já adotadas pela Administração e as que ainda podem ser realizadas a nível municipal, estadual e nacional. A Conferencia contou também com uma palestra ministrada pela Farmacêutica, Especialista em Saúde Pública e atua na Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, Irene Porto Prazeres, que conduziu uma palestra sobre a consolidação dos princípios do SUS e seu financiamento.
Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio em Porto Alegre.
A Conferência ocorre de quatro em quatro anos, sendo a próxima em 2023.
Delegados eleitos: