Carina Nath participa da sessão na Câmara Municipal
Na tarde desta terça-feira, 14 de setembro de 2021 ocorreu a 33ª sessão ordinária com cinco proposições na ordem do dia. Presidida pelo vereador Leandro Costa que fez a leitura de um texto Bíblico no inicio dos trabalhos.
A prefeita Carina Nath fez uso da palavra na tribuna da Câmara e trouxe uma retrospectiva das ações da administração municipal até o presente momento. “Estou aqui para prestigiar a sessão ordinária da Câmara de Vereadores na tarde de hoje, um prazer em falar para essa casa cheia, do que nossa administração está fazendo por Sapiranga. Destaco os mil chromebooks adquiridos para os professores, o aplicativo TunTun, em funcionamento desde abril. Ainda o progresso que estamos alcançando quanto a diversificação da nossa economia, proporcionando mais emprego e renda. Um exemplo é o aviário do Evandro Stelzer, na nossa zona Rural. Também o trabalho de inserção de Sapiranga como destino turístico, com evidência ao Vale Germânico e ao Campo de Pouso, no pé do morro Ferrabraz”. Falou a prefeita.
Confira as proposições debatidas e votadas na tarde de hoje;
De origem do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade dos vereadores o Projeto de Lei Nº 181/2021 que “Autoriza a contratação emergencial de 02 (dois) Auxiliares de Veterinário, com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, e dá outras providências.”
De origem do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade dos vereadores o Projeto de Lei Nº 182/2021 que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Suplementar na importância de R$598.000,00 (quinhentos e noventa e oito mil reais) e dá outras providências.”
De origem do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade dos vereadores o Projeto de Lei Nº 183/2021 que “Autoriza a contratação emergencial de 01 (um) Motorista, com carga horária de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, e dá outras providências.”
De origem dos vereadores Rita de Cassia Della Giustina de Oliveira; Adroaldo Machado; Greici Bomfim Medina; Marcos André Harff (Marquinhos) a MOÇÃO Nº 1561/2021 de apoio à aprovação do Projeto de Lei nº 146/2021, em tramitação na Assembléia Legislativa do RS, que altera a Lei nº 13.821, de 25 de outubro de 2011, que cria o Quadro de Pessoal dos Serviços Auxiliares da Defensoria Pública do Estado, altera seu Quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas e dá outras providências. Essa Moção teve 4 votos favoráveis e 6 contrários, sendo reprovada.
De origem dos vereadores Marconi Alexandre Ebert; Valmir Silvestre Monteiro; Tiago Moraes dos Santos; Olivia Terezinha da Silva Steigleder; Alvacir Augusto Grooders (Guto Despachante); Valdir José Cardoso; Leandro Batista da Costa foi aprovado por unanimidade o requerimento Nº 1566/2021 para que seja criada, uma Comissão Especial, para debater a política pública do bem estar animal. O Município vive um momento de transição no que se refere a causa animal. O Centro de Controle de Zoonoses ficava lotado na pasta da Secretaria da Saúde, sendo retirado e inserido na Pasta do Meio Ambiente. Para contribuir com esta transição a Câmara de Vereadores precisa fazer o seu papel. Ouvir especialistas, Organizações Não Governamentais, protetores (as) dos animais, agentes públicos, para traçar uma diretriz e apresentar sugestões ao executivo. A referida frente parlamentar terá como objetivo; acompanhar e sugerir projetos a secretaria Municipal responsável pelo bem estar animal no âmbito do município de Sapiranga e apresentar políticas públicas voltadas ao bem-estar. Elaborar relatórios e fazer diagnóstico sobre a situação atual da pauta no município de Sapiranga.
O Projeto de origem do Poder Executivo Nº 165/2021 que “Determina o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais no Município de Sapiranga e dá outras providências”, foi retirado da ordem do dia.