Campo Bom implanta serviço de telemedicina
Atendimento por telefone 0800 inicia em 1º de julho
Um
atendimento médico remoto, sem que o paciente precise sair de casa. É
isso que vai oferecer a Telemedicina Campo Bom, serviço prestes a entrar
em operação pela Prefeitura para evitar a disseminação do novo
coronavírus. Em caráter de excepcionalidade e durante o combate ao
contágio da Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a
possibilidade e a eticidade da utilização da telemedicina. Para evitar
que os moradores de Campo Bom se desloquem até as Unidades Básicas de
Saúde (UBS) quando precisarem de algum atendimento e tentar impedir uma
maior ocupação dos leitos do Hospital Lauro Reus, que já estão 60%
preenchidos, os pacientes poderão ligar para um telefone 0800 e entrar
em contato com enfermeiros, psicólogos e médicos. Toda comunidade de
Campo Bom pode utilizar o serviço, que será sem custo e funcionará 24
horas por dia todos os dias. O telefone da central de atendimento será
gerado nos próximos dias e o serviço deve estar funcionando a partir de
1º de julho. “Trata-se de um passo novo em termos de tecnologia, uma era
nova que vemos nos Estados Unidos, Reino Unido e Portugal. Poderemos
atender melhor, principalmente àquelas pessoas que estão deixando de
comparecer ao Posto de Saúde por medo de contaminação de Covid-19. Tudo
isso para que o cidadão de Campo Bom se sinta mais seguro”, afirma o
prefeito Luciano Orsi.
Como vai funcionarAssim
que o paciente ligar para o 0800 da central de atendimento, deverá se
identificar, informando nome completo, CPF, data de nascimento e número
do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Após a identificação, a pessoa deve
descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, ela será incluída
no protocolo correspondente. Caso o cidadão queira apenas tirar dúvidas e
receber orientações, isso poderá ser feito diretamente por telefone, na
mesma ligação; se for observada a necessidade de um atendimento mais
aprofundado, o usuário será encaminhado para uma videoconsulta com um
médico clínico-geral vinculado ao Hospital Lauro Reus, de acordo com sua
possibilidade de conexão de internet. Se ele não possuir acesso à
internet, será orientado a procurar atendimento presencial; no entanto,
se o paciente apresentar maior risco, será encaminhado diretamente para o
Pronto Atendimento ou para o Hospital Lauro Reus, dependendo de cada
situação. A secretária municipal da Saúde Suzana Ambros Pereira ressalta
a importância do serviço nesse momento de pandemia em que muitas
dúvidas surgem em relação à circulação na cidade. “Vai servir para
diminuir o fluxo de pessoas nas Unidades de Saúde e poderemos dar ao
paciente o encaminhamento adequado nas situações de risco. É uma posição
inovadora do Município e esperamos que a população atenda a esse
serviço com muita responsabilidade”, relata.A ideia é que a
Telemedicina Campo Bom permaneça em funcionamento enquanto durar a
pandemia pelo novo coronavírus, com o prazo máximo de seis meses. O
recurso para contratação do serviço é proveniente da Portaria 488/2020
do Ministério da Saúde. Mensalmente, a Secretaria Municipal da Saúde vai
investir mais de R$ 54 mil na prestação do serviço. A empresa
contratada possui sistema de criptografia para proteger os dados do
paciente e trazer mais segurança a fim de preservar o sigilo do
atendimento.
Saúde ao alcance de todosA
Telemedicina Campo Bom foi pensada para minimizar a circulação dos
pacientes do grupo de risco da Covid-19, evitando que essas pessoas se
dirijam até as UBS e entrem em contato com o vírus. No entanto, o
serviço vai dar assistência para a saúde de Campo Bom de forma geral, já
que também poderá dar suporte a qualquer pessoa que precisar de
atendimento clínico e quem possui alguma dificuldade de locomoção. O
foco do Município é levar o atendimento até o paciente.
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