Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite termina na sexta-feira, 31

Encerra na próxima sexta-feira, 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite para crianças de um ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Até o momento Sapiranga alcançou a cobertura vacinal de 66%, tendo 2.861 doses de sarampo e 2.867 doses de poliomielite aplicadas. Agora, a meta é vacinar os 30% restantes para atingir o número de crianças da Cidade. A vacinação segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Cidade das Rosas, das 7 às 18 horas, menos na UPA e na Unidade de Saúde Especializada (USE) que não realizam este serviço por serem unidades de atendimento de emergência e especialidades.

Pais que desejam imunizar os filhos devem levar a carteirinha de vacinação para que o profissional avalie a situação vacinal da criança e indique a melhor forma de aplicação (se injetável ou oral, no caso da poliomielite). A vacina contra o sarampo é a Tríplice Viral, que protege o corpo contra três doenças virais: o sarampo, a caxumba e a rubéola, doenças altamente contagiosas que atacam principalmente crianças. A vacina contra a poliomielite tem duas formas de aplicação: VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e VOP (Vacina Oral Poliomielite). A forma como cada criança receberá, se injetável ou oral, será decidida pelo profissional de saúde mediante a carteirinha de vacinação.
VACINAÇÃO
Os pais devem procurar as Unidades de Saúde das 7 às 18 horas. Este horário é diferenciado e será só neste mês de agosto. As unidades UPA e USE não vacinarão as crianças por atenderem emergências e especialidades. O Município pretende atingir 95% do número de crianças da cidade.Confira as unidades de saúde:
UBS Centro
UBS Centenário
UBS Amaral Ribeiro
UBS São Luiz
UBS Vila Irma
UBS São Jacó
ESF São Paulo (realocada para a UBS São Jacó)
ESF João Goulart (realocada para a UBS Ferrabraz)
ESF Morada São Luiz
ESF Oeste
Sarampo e Poliomielite

O sarampo é uma infecção contagiosa, onde os principais sintomas são alterações na pele acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia e otite. Já a poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que provoca paralisia de determinada parte do corpo por redução de tônus muscular.
É obrigatoriedade dos pais vacinarem os filhos
Está no Estatuto da Criança e do Adolescente a obrigatoriedade da vacinação. Em caso de descumprimento, as consequências são graves, visto que é considerado negligência. Conforme o estatuto, é dever familiar garantir saúde aos filhos.

Deixe uma resposta