Agência Reguladora fiscaliza pressão da água da Corsan em Campo Bom
Técnicos da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) estiveram em Campo Bom na manhã desta quinta-feira (4) para verificar a pressão da água nas redes de distribuição da Corsan em vários pontos da cidade. Objetivo da ação é saber se a distribuição está dentro dos parâmetros da norma técnica que é entre 10 e 50 MCA (Metros de Coluna d’Água). O secretário do Meio Ambiente do Município, João Flávio da Rosa, acompanhou a fiscalização e explica que a verificação é muito importante, pois às vezes pode ter água, mas a pressão é muito fraca. “Isso impossibilita que a água suba até um reservatório ou a um prédio”, explica o secretário.
Caso as redes de abastecimento não estejam dentro da norma, a Agesan fará uma análise para constatar a razão para tal e cobrará explicações da Corsan. Se for o caso, poderá até penalizar a fornecedora de água. A agência deverá encaminhar o relatório ao Município e à Corsan até o fim do mês de fevereiro.
A Agesan iniciou, neste ano, a aferição de pressão junto às redes de abastecimento de água nas 17 cidades consorciadas. O acompanhamento e análise estatística verificam o comportamento das pressões, bem como observam as oscilações que acarretam em perdas de água. O objetivo é desenvolver uma atividade regulatória, buscando ferramentas para o desenvolvimento de um trabalho técnico pioneiro, que subsidiará diversas análises por parte da equipe, assim como a definição das melhores práticas a serem adotadas. Busca, também, incentivar medidas de eficiência energética que otimizem o consumo e reduzam perdas.
Para o prefeito Luciano Orsi, a fiscalização é importante para que se tenha melhor abastecimento, diminuindo a falta d’água em localidades mais altas, e seja reduzida a perda, antes mesmo de a água chegar às torneiras dos consumidores. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanhará de perto esse trabalho e vamos aguardar o relatório da Agesan para termos dados concretos sobre a situação no Município”, disse o prefeito.
Fotos: Fernando Santos/PMCB