Ações de prevenção pela eminência de novo ciclone
A Prefeitura informa que está adotando medidas de prevenção em razão da possibilidade da formação de um novo ciclone extratropical. Institutos de estudos climáticos estão alertando para a formação do fenômeno na costa sul do país, semelhante ao que aconteceu na metade de junho. A previsão dos especialistas é de que a região possa registrar um volume de chuva entre 15 a 25mm por dia, o que aumenta o risco de alagamentos e outros transtornos.
A Defesa Civil do Município, juntamente do Corpo de Bombeiros, está monitorando os pontos da cidade próximos de arroios, bem como pontos de risco de deslizamentos de terras. Equipes da Secretaria de Obras Públicas está realizando trabalhos de limpeza em arroios, desobstruções, troca e limpeza de tubulações, implantação de bacias de contenções, além de colocação de novas canalizações em diversos locais a fim de evitar alagamentos.
Ações preventivas:
– Imediações das ruas José Seibel e Otto Gerhardt : limpeza e desobstrução de valo, troca de tubulação quebrada, desobstrução de tubos;
– Proximidades UPA e APAE: limpeza de tubulação;
– Ponte Lima Barreto : limpeza do valo;
– Rua Maria Cunha : contenção da margem do arroio;
– Trecho entre Rua Presidente Roosevelt e ERS-239: limpeza do arroio Sapiranga;
– Rua João Luderitz: bacia de contenção para armazenamento de água;
– A norte da Ponte do Porto Palmeira: limpeza do arroio Sapiranga;
– Ruas Feliz e Marechal da Costa e Silva: limpeza de valo;
– Proximidades das ruas Ursa Maior, Cohab 7 e Nova República: nova canalização;
Como medida antecipada, a Prefeitura organizou um local para atender possíveis desabrigados em casos de cheias, que é o ginásio da escola Dr Décio Gomes Pereira. Se confirmada a precipitação em grande volume, uma orientação é evitar áreas de encostas. Nos casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil do Município pelo número (51) 99599-9161, ou com o Corpo de Bombeiros no 193.