Abrigo para moradores em situação de rua soma mais de 780 acessos em três meses

Espaço distribui cerca de 500 refeições por mês e funciona todos os dias das 19hs às 7hs

Preocupada com a população em situação de rua que se torna ainda mais vulnerável durante a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Campo Bom, implementou, no mês de abril, um abrigo no Centro Municipal de Ensino (CME), visando proporcionar a esse público um local limpo, seguro e quentinho, em um sistema de pernoite, que funciona diariamente, das 19hs às 7hs. O abrigo, voltado para já cadastrados no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), dispõe de colchões, roupas de cama, toalhas de banho, itens de higiene pessoal, como creme dental, escova de dentes, sabonete, shampoo, condicionador, desodorante e aparelho de barbear. Além de ter capacidade para receber até 25 pessoas por dia e até o momento já acumula mais de 780 acessos, por 48 usuários e serve cerca de 500 refeições por mês. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Tiago Vargas, o espaço tem previsão de se manter aberto até o mês de agosto, mas pode ter esse prazo estendido por ser de extrema importância para que essas pessoas não fiquem desassistidas.

“É fundamental que a Administração Municipal esteja engajada em proteger a todos que vivem na cidade, evitando a propagação do coronavírus e dando melhores condições a desassistidos”, afirma o prefeito Luciano Orsi. Quanto aos cuidados na prevenção da Covid-19, a coordenadora geral de Assistência Social, Luciane Taufer, explica que o cuidado se dá desde a chegada. “Diariamente quando chegam ao local, os usuários passam por triagem realizada pelo técnico de enfermagem e são disponibilizadas máscaras de proteção e álcool gel”, disse. Ela ainda acrescenta que o espaço é higienizado todos os dias, bem como roupas e toalhas de banho.

Higienização – Ao chegar no abrigo, cada usuário recebe roupas limpas, disponibilizadas pela Campanha do Agasalho e tem seus pertences recolhidos e colocados em saco plástico, que é devolvido na saída. Após isso, eles seguem para o banho e então é servido o jantar. Para a hora de dormir, os colchões são alocados respeitando a recomendação de distanciamento proposta pelas autoridades da Saúde. As capas dos colchões, dos cobertores e demais roupas de cama, são trocadas todos os dias.

Trabalho de equipe

A equipe de profissionais, formada por quatro educadores sociais, quatro profissionais de cozinha, quatro auxiliares de limpeza, quatro zeladores e dois técnicos de enfermagem, com suporte dos setores de psicologia e serviço social do Creas (que trabalham pela reinserção social dos usuários), atua de forma escalonada, fazendo uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Doações são bem-vindas

Conforme Luciane, boa parte dos materiais utilizados, são provenientes da solidariedade dos campo-bonenses, que têm se mostrado muito participativos e podem continuar contribuindo. Para ajudar o abrigo com doações de roupas, alimentos e/ou itens de higiene pessoal, pode-se contatar o Creas pelo telefone (51) 3597-1248 ou pelo e-mail creas@campobom.rs.gov.br. As maiores necessidades são de roupas, sapatos e chinelos masculinos adultos.

Crédito de foto: Gabriel da Silveira/ PMCB

Deixe uma resposta