O Procon de Campo Bom registrou crescimento de 63% no número
médio de atendimentos mensais durante a pandemia comparativamente aos
três primeiros meses do ano. Mesmo tendo suspendido atendimentos
presenciais de abril até agosto, mantendo praticamente todo o serviço
funcionando de forma remota, a procura pelos consumidores foi
expressiva. Enquanto que de janeiro a março a média mensal de
atendimento ficou em 464, de abril até outubro pulou para 757. “Às vezes
é só uma dúvida que o cliente precisa resolver, então realmente não tem
necessidade de ir até o Procon. Buscamos sempre atender a comunidade da
melhor forma possível, para isso vamos nos adaptando quando necessário e
aprimorando nossos serviços”, afirma o prefeito Luciano Orsi.
O
coordenador do Procon de Campo Bom, João Orsi, explica que o número
crescente se deve às modificações que foram realizadas no formato dos
atendimentos a fim de torná-los mais práticos e efetivos. “Antes do
coronavírus, nosso atendimento era basicamente todo presencial. Depois
que começou a pandemia, suspendemos o presencial, mas não paramos em
nenhum momento. Criamos um WhatsApp e intensificamos os atendimentos por
e-mail e telefone”, conta.
Alta taxa de resolutividadeAlém
da praticidade no atendimento remoto e da comodidade pelo fato de o
reclamante não precisar sair de casa para encaminhar uma solicitação, o
coordenador do Procon destaca ainda a alta taxa de resolutividade do
serviço, que muitas vezes soluciona a demanda no primeiro atendimento
remoto. “Temos cerca de 85% de resolutividade das nossas demandas. O que
não resolvemos aqui é porque o reclamante é de outra cidade, a demanda
precisa ser encaminhada ao poder judiciário ou a solicitação não compete
a nós, e sim ao Estado ou à União”, explica. “Vamos buscar manter esses
atendimentos remotos mesmo após a pandemia, porque é um formato que
facilita a vida do consumidor, além de evitar aglomerações”, finaliza.
Os motivos da procuraEntre
as principais causas da procura de consumidores pelo Procon,
destacam-se as questões que envolvem telefonia – como cobranças abusivas
– e demandas financeiras relacionadas à aposentadoria, empréstimos e
dívidas com instituições financeiras. No caso da aposentada Mareci
Antônia do Rosário, de 53 anos, ela procurou o Procon de Campo Bom após
identificar uma movimentação indevida em sua conta. “Fui orientada a vir
no Procon e fui muito bem atendida, estão tentando resolver meu
problema”, diz ela.
Como acionar o ProconO
Procon pode ser acionado pelo consumidor quando ele detecta
irregularidades nas relações de consumo, como cobranças indevidas,
propagandas enganosas, descumprimento das ofertas, dificuldades para
trocar produtos, problemas em compras online e cláusulas abusivas em
contratos, por exemplo. Em Campo Bom, o primeiro atendimento é remoto,
por WhatsApp 3597-4203, pelos telefones 3597-4203 e 3597-9442 ou e-mail
procon@campobom.rs.gov.br,
com horário de atendimento das 12h30 às 18h. Caso a situação não possa
ser resolvida de forma remota, o Procon faz um agendamento para o
consumidor ir até o local, o que ocorre geralmente em situações em que é
necessária a confirmação de dados bancários do reclamante.
Foto: Laura Schommer/PMCB–
Divisão de Comunicação da Prefeitura de Campo Bom
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