Destaque

Vândalos destroem novamente monumento do Coronel Genuíno Sampaio em Sapiranga

Estátua teve sua cabeça arrancada; além da atuação dos destruidores na remoção das placas de sinalização proibido som automotivo

Infelizmente, mais uma vez, a ação de vândalos em Sapiranga atingiu um dos monumento históricos da cidade. A estátua do Coronel Genuíno Sampaio, erguida em 1931, e que faz parte do roteiro turístico Caminhos de Jacobina, teve a cabeça arrancada. A estátua que simboliza o local da morte do Coronel, localizada no pé do Morro Ferrabraz, ao lado da sede da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), também teve a cabeça arrancada e totalmente destruída pela ação de vândalos em 2016. O monumento, em 2019 passou por um processo de restauração. A Prefeitura Municipal contratou o artista e professor de arte, Eduardo Rick Martins, que realizou o trabalho de recuperação da escultura. A nova cabeça foi moldada em argila conforme o modelo e fundida em resina. Já o corpo do monumento foi cuidadosamente restaurado com resina procurando manter a textura existente e repintado nas cores originais. Além disso, a base e as placas de identificação também foram revitalizadas.

A punição para quem pichar ou depredar monumentos públicos está prevista no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e na Lei 12.408/2011. Os infratores estão passíveis de detenção de seis meses a um ano, além de multa. A pena varia de acordo com o valor artístico, arqueológico ou histórico da peça danificada e, se é tombada, ou não.

A ESTÁTUA DO CORONEL GENUÍNO SAMPAIO 


A estátua do coronel Genuíno Sampaio foi erguida em 1931 pela comunidade local, descendentes de colonos alemães da localidade do Ferrabraz. A área seria próxima à residência onde teria morado Jacobina Mentz Maurer. O local foi marcado pelas duas últimas batalhas entre tropas do Exército e Mucker. Personagem polêmico da Batalha dos Mucker, o coronel liderava as tropas que lutaram contra o grupo de Jacobina. Falecido em 20 de julho de 1874, durante os confrontos no Morro Ferrabraz, teve o monumento feito pelos escultores R.R. Sherer e A. Küchler. O monumento é uma simbólica assinatura de paz e amizade entre descendentes de colonos alemães e de famílias dos Mucker envolvidos no trágico episódio que resultou em um massacre em 1874.

Departamento de Comunicação
PREFEITURA DE SAPIRANGA

Redação Ferrabraz

Recent Posts

Sapiranga elege 11 vereadores para 2025 com forte renovação e reeleições marcantes

As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…

3 semanas ago

Carina Nath é Reeleita Prefeita de Sapiranga com 68,18% dos Votos em Vitória Expressiva

Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…

3 semanas ago

Valdir da Luz e Rita Della Giustina São Confirmados como Candidatos à Prefeitura de Sapiranga

Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…

3 meses ago

Feevale e prefeitura de Sapiranga firmam parceria para fortalecer cultura empreendedora no município

O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…

3 meses ago

Enchentes: Novo decreto de benefício do programa Volta por Cima é publicado

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…

6 meses ago

Tragédia no Rio Grande do Sul: Número de Mortos Aumenta com as Fortes Chuvas

As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…

6 meses ago

This website uses cookies.